Globoplay anuncia data de estreia da série Meu Amigo Bussunda
O seriado documental vai ao ar no dia em que se completam 15 anos da morte do comediante: 17 de junho
atualizado
Compartilhar notícia
O Globoplay divulgou, nesta terça-feira (15/6), a data de estreia de Meu Amigo Bussunda. A série que homenageia o humorista Cláudio Besserman Vianna – uma das estrelas do Casseta e Planeta – vai ao ar em 17 de junho.
A obra narra a trajetória de Bussunda em ordem cronológica, usando imagens inéditas e de arquivo, entrevistas com parentes, amigos, colegas e integrantes da equipe do Casseta & Planeta. Claudio Manoel, diretor e entrevistador, é também personagem e testemunha.
“Revisitar a vida e a obra do Bussunda foi um processo intenso, visceral, mas também necessário e revigorante. A dor de sua morte foi esmagadora, lidar com isso exigiu muito esforço e consumiu tempo. Fazer essa série foi um jeito de voltar a estar perto, viajar e ‘conversar’ de novo com ele. E também revisitar a falta que ele faz”, lembra o diretor Claudio Manoel.
“Acho que quem assistir à série vai se apaixonar pelo ser humano que ele era, um cara encantador mesmo, justo, equilibrado, sarcástico, companheiro. Aquele tipo de pessoa que só desperta lembranças boas em quem teve o privilégio de ter convivido ao seu lado e que deixa muita saudade”, destaca o diretor Micael Langer.
“Foi muito emocionante e catártico revisitar lembranças, separar fotos e vídeos. Eu não assistia ao programa desde sua morte. Relembrei personagens, piadas. A discussão sobre o humor dele era um debate que eu precisava ter comigo mesma para tentar entender um pouco melhor o trabalho do meu pai. Por isso coloquei no quarto episódio”, explica a diretora Júlia Besserman, filha do comediante..
Com os companheiros do Casseta & Planeta, Bussunda escreveu onze livros, fez diversos shows e protagonizou os filmes A Taça do Mundo é Nossa (2003) e Casseta & Planeta: Seus Problemas Acabaram! (2006), lançado postumamente. Ainda no cinema, participou dos longas Como Ser Solteiro (1998) e Zoando na TV (1999), e dublou o personagem principal nos dois primeiros filmes da animação Shrek.
Bussunda morreu no dia 17 de junho de 2006 quando realizava a cobertura da Copa do Mundo na Alemanha para o Casseta & Planeta Urgente.