metropoles.com

Globo troca modelo do Globocop e repórteres se recusam a voar, diz site

A medida adotada pela emissora teria sido mais uma estratégia para conter gastos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/TV Globo
Walace Lara
1 de 1 Walace Lara - Foto: Reprodução/TV Globo

Os modelos dos Globocops de São Paulo e Rio de Janeiro foram trocados pela Globo em uma medida de redução de gastos. O antigo Esquilo AS350 B2 teria sido substituído por um Robinson R44, uma aeronave menor no tamanho e com menor consumo de combustível e manutenção, no primeiro dia de 2021.

No entanto, a mudança parece não ter agradado os repórteres. Os profissionais teriam ficado inseguros com a mudança de aeronave e ao menos três pediram para não voar no novo modelo. As informações são do Notícias da TV, do UOL.

De acordo com o site, os veteranos Walace Lara, César Galvão e Janaina Lepri teriam pedido para não serem escalados no Globocop no início deste mês. A chefia de São Paulo não ficou satisfeita com a mudança de helicópteros, mas teve de acatar.

3 imagens
Walace Lara
Cesar Galvão
1 de 3

Janaina Lepri

Reprodução
2 de 3

Walace Lara

Reprodução/TV Globo
3 de 3

Cesar Galvão

Na primeira semana de uso, uma equipe de reportagem teria passado por momentos de tensão dentro da aeronave ao tentar levantar voo a partir do pátio da emissora, em São Paulo.

Segundo a reportagem do site, a aeronave não conseguia subir e era puxada para baixo durante o processo para decolar, o suficiente para deixar os profissionais dentro do Globocop assustados.

Victor Di Pietro, especialista em helicópteros e funcionário de uma empresa que realiza passeios aéreos em São Paulo, explicou que os dois modelos são semelhantes, mas o Esquilo, o Globocop anterior, tem mais potência devido ao motor.

“O motor Esquilo é monoturbina, enquanto o do Robinson é a pistão. O Esquilo, por ser uma aeronave a turbina, é mais potente e consegue levantar mais peso, tem até um combustível diferente, que é o querosene de aviação. Já o Robinson 44 é a [gasolina de aviação] AvGas. O Esquilo é uma aeronave maior, mais potente. Não por acaso ela é utilizada pela polícia como helicóptero Águia. A vantagem do helicóptero R44 é o custo, já que é uma aeronave mais barata em relação ao Esquilo, com um gasto de manutenção mais em conta”, relata o especialista.

“O tamanho da aeronave é a diferença mais notável. O Esquilo é uma aeronave muito grande, tem capacidade para cinco passageiros e um piloto, enquanto o Robinson 44 tem capacidade para três passageiros e um piloto”, completa Victor Di Pietro.

O site diz ainda que o contrato da Globo com a empresa que prestava serviços de helicóptero para a emissora, a Helisul, terminou em 31 de dezembro e não teve renação. Toda a equipe de pilotagem que trabalhou no Globocop nos últimos dez anos teria sido substituída.

Em nota, a Globo afirma que “não comenta a relação com fornecedores, mas todos os procedimentos de segurança são seguidos. Nenhum evento anormal aconteceu”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?