metropoles.com

Globo perde grandes nomes do elenco e o status de “Hollywood brasileira”

Desde o começo deste ano, a emissora já desligou 12 nomes de seu elenco. Canal era conhecido pelo glamour e os grandes contratos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Renato Aragão em frente a uma piscina, de braços cruzados
1 de 1 Renato Aragão em frente a uma piscina, de braços cruzados - Foto: Divulgação

Durante muitos anos, a Rede Globo esbanjou muito brilho e estrelato e virou o sonho da imensa maioria dos atores e atrizes brasileiros. Estar na emissora era como chegar ao topo da carreira nacional, principalmente, entre os nomes que se acostumaram a protagonizar o mais importante produto do entretenimento nacional: as novelas. No entanto, a situação mudou nos últimos dois anos, com alterações no contrato e até mesmo dispensa de grandes estrelas.

O nome mais recente a deixar a “Hollywood brasileira” foi Renato Aragão. Após 44 anos, o humorista não integra mais o elenco fixo da emissora, que não fala em dispensa, mas em mudanças contratuais. A Globo aderiu ao “contrato por obra”, no qual o artista é pago para participar de um trabalho específico, deixando de ganhar um salário mensal e ficando “preso” ao canal.

Ao todo, 12 atores, atrizes e repórteres já foram desligados do canal, como Miguel Falabella, Vera Fischer, Bruna Marquezine, Bruno Gagliasso e Malvino Salvador. Angélica, por exemplo, que tinha um programa engatilhado, está fora do quadro de funcionários fixos. O Metrópoles apurou que artistas da emissora em fim de contrato estão sendo chamados para renegociar e aderir à nova modalidade. Isso inclui nomes do jornalismo, como demonstrou a saída recente de Zeca Camargo. 

12 imagens
Vera Fischer é atriz
Cartolouco
Que deve estrear em breve
Depois de 18 anos trabalhando para o Grupo Globo, Bruno Gagliasso teve seu contrato encerrado
Bruna Marquezine é atriz
1 de 12

Zeca Camargo

Instagram/ Reprodução
2 de 12

Vera Fischer é atriz

Reprodução/Instagram
3 de 12

Cartolouco

Reprodução
4 de 12

Que deve estrear em breve

5 de 12

Depois de 18 anos trabalhando para o Grupo Globo, Bruno Gagliasso teve seu contrato encerrado

Reprodução
6 de 12

Bruna Marquezine é atriz

Reprodução
7 de 12

Regina Duarte

Igo Estrela/Metrópoles
8 de 12

Ela comanda o programa Simples Assim, da TV Globo

Reprodução
9 de 12

Ele foi cortado da Globo em meio a uma leva de demissões na emissora

Reprodução
10 de 12

Aguinaldo Silva

Renato Rocha Miranda/TV Globo/Divulgação
11 de 12

O humorista Renato Aragão

Divulgação
12 de 12

José Loreto

Dilson Silva/AgNews
Mudanças e crise

Mauricio Stycer, um dos mais importantes críticos de televisão do Brasil, avaliou no podcast UOL Vê TV #31 que as mudanças “não deixam de ser chocantes porque a gente se acostumou com uma Globo como a ‘Hollywood brasileira'”. “Hoje, a emissora é uma empresa normal, com problemas, necessidade de enxugar quadros, e deixa pelo caminho figuras incríveis com grandes serviços prestados”, completou Stycer.

O escritor Aguinaldo Silva, por exemplo, desligado em 3 de janeiro da emissora, custava R$ 5 milhões por mês enquanto suas novelas estivessem no ar. Quando não havia trabalho do novelista sendo exibido, o salário estimado era de R$ 3 milhões. A pandemia de coronavírus acelerou os processos de mudança na emissora, que desde do ano passado tem cortado pessoal e criando o projeto Uma só Globo, que une as empresas do grupo em uma só e promoveu uma onde de demissões.

A emissora já vinha fazendo alterações sutis nas regras da TV brasileira. Primeiro, as novelas passaram por mudanças nos personagens, aderindo a temas atuais e de cunho social, como beijos gays que causaram um verdadeiro rebuliço na mídia. Pouco depois, jornalistas mais novos, com looks mais ousados e até tatuados foram contratados para apresentar quadros da emissora, como é o caso de Mari Palma e Phelipe Siani, agora da CNN Brasil. Maju Coutinho, por exemplo, liderou uma renovação no Jornal Hoje.

Coronavírus

A pandemia do coronavírus trouxe mais do que mudanças no elenco fixo da emissora. Enquanto algumas novelas tiram a palavra “morte” do título, os atores que ainda permanecem no canal perderão uma série de mordomias – principalmente os mais famosos da emissora.

Entre os confortos que os atores perderiam está o auxílio de figurinistas para vestir a roupa que usará em cena, o fim do refeitório (agora é na marmita) e o cancelamento da área de cafézinho (menos fofoca para evitar aglomeração).

Além disso, os conhecidos “beijões de novela” também não serão mais uma opção. Para voltar a gravar as produções interrompidas, Amor de Mãe e Salve-se Quem Puder, as cenas agora devem ter muito menos beijos e abraços: a regra geral será de pouco contato físico.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?