metropoles.com

Globo pediu perdão à Conmebol para transmitir a Copa América, diz site

A emissora teria tentado de diversas maneiras ter o direito de transmissão do torneio que, por fim, ficou a cargo do SBT

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Luís Roberto
1 de 1 Luís Roberto - Foto: Reprodução

A Copa América Brasil, prevista para começar no próximo domingo (13/6), tornou-se o centro de muitas discussões no país. Entre elas, além da realização ou não em meio à pandemia, está a briga pelo direito de transmissão na TV. Para poder exibir os jogos do torneio, a Globo, que publicou diversas críticas ao torneio, teria chegado a tentar exibir o torneio e buscado apaziguar a relação com Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). As informações foram reveladoas pelo site Notícias da TV. 

Para poder voltar a transmitir torneios organizados pela entidade sul-americana, a Globo chegou a perdir perdão aos cartolas – em inglês, o termo técnico é waiver (renúncia, em inglês). Esse protocolo é exigido porque a emissora está sendo processada pela Conmebol por ter rescindido, em agosto do ano passado, o contrato que lhe dava direito de transmitir a Copa Libertadores da América até a edição de 2022.

A emissora tentou de várias formas ter o direito sobre as imagens do campeonato e, desde o ano passado, estaria insistindo para tal. Chegou até mesmo a participar da concorrência para transmissão da Copa América, mas o SBT venceu e garantiu a exclusividade da exibição dos jogos no Brasil.

De acordo com o site Notícias na TV, em outubro do ano passado, o presidente executivo da Globo, Jorge Nóbrega; e Pedro Garcia, diretor de aquisição de direitos, foram pessoalmente a sede da Conmebol, no Paraguai, para tentar convencer a entidade a desistir do processo pelo rompimento do contrato da Libertadores.

A Globo afirmou que a reunião tratou apenas de assuntos institucionais, contudo, segundo a reportagem, houve tentativas de negociações. Foi feito o pedido de perdão e os executivos da Globo teriam proposto “comprar” a Copa América e adquirir antecipadamente os direitos da Libertadores de 2023 a 2025, que serão licitados apenas no ano que vem. Até 2022, o principal campeonato sul-americano pertence ao SBT.

Jorge Nóbrega teria voltado a contatar a cúpula da Conmebol no início deste ano, mas, novamente sem sucesso. A confederação negou o perdão e manteve a ação judicial pela Libertadores, mas, ainda assim, a Globo participou da concorrência pela Copa América. Contudo, o SBT levou a melhor.

Críticas ao evento

A Globo exibiu uma série de desabafos de jornalistas do esporte, além de matérias em seus jornais, que se mostraram contra a realização da Copa América no Brasil. Todavia, em nota, a emissora nega que seja contra o evento.

“Não é verdade que a Globo se opõe à realização da Copa América ou de qualquer outra competição esportiva. Nosso posicionamento sempre foi o de priorizar a saúde e a segurança das nossas equipes e dos atletas, respeitando as orientações e protocolos das entidades de saúde e dos organizadores”, disse ao Notícias da TV.

Entretanto, nas últimas semanas, jornalistas da Globo, como Galvão Bueno, Walter Casagrande e Luis Roberto, criticaram duramente a realização do campeonato em meio à pandemia que ainda assola o país.

“Isso é uma vergonha. Essa Copa América já não deveria ser realizada. A pandemia interrompeu várias competições mundo afora. Neste momento, é só mais um torneio caça-níquel”, reclamou Luis Roberto.

“O Brasil está numa crise sanitária enorme, e não é por causa do (Rogério) Caboclo que não queremos a Copa América aqui. Ele é outro problema”, comentou Walter Casagrande.

Inicialmente, a Copa América seria realizada na Argentina e na Colômbia. Porém, com a desistência dos dois países, o Brasil virou a sede do torneio, que terá início em 13 de junho.

Quer ficar por dentro do mundo do entretenimento e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?