metropoles.com

Gianecchini e mais 29 atores da Globo são alvos da Receita

A lista também conta com o nome de Deborah Secco: advogado dos artistas fala em perseguição do Fisco

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
A-Dona-do-Pedaco-Regis-Reynaldo-Gianecchini-4-Reproducao-TV-Globo-1
1 de 1 A-Dona-do-Pedaco-Regis-Reynaldo-Gianecchini-4-Reproducao-TV-Globo-1 - Foto: Divulgação

Ao menos 30 atores da Rede Globo foram autuados pela Receita Federal para prestar informações sobre seus contratos com a emissora. Entre os nomes, estão Reynaldo Gianecchini e Deborah Secco. As informações são de Robson Bonin, da revista Veja.

O advogado Leandro Antonelli, que defende os atores no processo, alega que a devassa do Fisco nos contratos das celebridades é uma vingança do governo Jair Bolsonaro – que, por diversas vezes, tratou a emissora como inimiga.

“Para destruir a Globo vale tudo. O governo desconsidera sua política pública de pejotização e, ao mesmo tempo, atinge a cultura com uma cobrança tributária superior àquilo que os artistas ganharam”, afirma Antonelli.

O Fisco exigiu os contratos da Globo Comunicação e Participações S/A com celebridades da TV e do cinema brasileiro. Depois disso, a Receita enviou cartas aos endereços dos artistas.

Nos “Termos de Início do Procedimento Fiscal”, os artistas têm 20 dias para justificar a contratação PJ, em vez do vínculo CLT com a Globo. A empresa pública quer avaliar se há fraude na “relação de emprego”.

Na intimação, os globais receberam duas ordens: “Explicar de forma detalhada, apresentando a base legal utilizada, a motivação para que a contratação tenha ocorrido entre a Globo e a ’empresa do artista’ e não entre a Globo e o contribuinte”, e “apresentar contrato social e todas as eventuais alterações da ’empresa do artista’, uma vez que vossa senhoria é sócio majoritário da empresa”.

“O governo incentiva a formalidade e a criação de empresas, a gente cria a empresa, e, agora, depois de 20 anos trabalhando e pagando um monte de impostos, vem uma ‘nova’ Receita Federal para dizer que tudo aquilo não valeu”, alegou Gianecchini, em entrevista à Veja.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?