metropoles.com

George R.R. Martin fala que não está nem aí para opinião dos fãs

O autor de Game of Thrones afirmou que a reação dos admiradores da obra não vai influenciá-lo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Neilson Barnard/Getty Images
George R. R. Martin
1 de 1 George R. R. Martin - Foto: Neilson Barnard/Getty Images

O criador de Game of Thrones, George R. R. Martin, afirmou, em entrevista à Entertainment Weekly, que os comentários negativos e positivos dos fãs, após a produção da HBO, não vão influenciá-lo a mudar a trajetória dos personagens.

De acordo com o autor, “a internet tem afetado [o processo de escrita] de maneira que nunca aconteceu antes”, mas isso não pode interferir em sua criatividade. Martin deu a mesma declaração recentemente ao falar que a web é um ambiente tóxico.

“[Posso dar como exemplo] o parentesco de Jon Snow. Havia pistas sobre os pais de Jon nos livros, mas só um leitor entre 100 juntou as peças. Antes da [influência da] internet estava tudo bem – 99 entre 100 leitores, quando o parentesco de Jon Snow fosse revelado, diriam: ‘Ah, que reviravolta ótima'”, especula.

Jon Snow

“Mas em tempos de internet, mesmo que apenas uma pessoa em 100 descubra, ela irá postar sobre o assunto nas redes sociais, e as outras 99 vão ler e pensar: ‘Isso faz sentido’. De repente, a reviravolta que você construiu vai por água abaixo”, completa.

Martin confessa que esse fato o deixa tentado a inventar formas diferentes de contar a história, pois faz parecer que “está tudo errado”. “Por conta disso, eu não leio os sites dos fãs. Eu quero escrever o livro que sempre quis escrever. E, quando sair, os leitores podem gostar ou não”, afirma.

O autor disse também que já se sentiu pressionado há alguns anos para concluir um dos livros, quando tentava “desesperadamente” ficar à frente da produção da HBO.

“Houve um momento em que a série foi lançada em abril e meus editores disseram que, se eu pudesse terminar o livro até dezembro, eles se apressariam”, recorda. “Aquela foi a maior pressão que senti, mas, em determinado momento, ficou evidente que eu não terminaria até lá. Não quero apenas terminar o livro, quero dar o meu melhor nele”, explica.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?