Freddie Highmore celebra importância de The Good Doctor para o autismo
Shaun Murphy em The Good Doctor, Freddie Highmore celebra a relevância do papel para as telinhas e como a atuação mudou sua visão de mundo
atualizado
Compartilhar notícia
Freddie Highmore alcançou um grande sucesso no Brasil com algumas séries, como Bates Motel, mas nenhuma chegou perto da idolatria que o ator conquistou vivendo Shaun Murphy, em The Good Doctor. Com a quinta temporada estreando nesta segunda-feira (3/7), no canal pago, Sony, e no dia 13 de julho, na TV Globo, o ator contou sobre as percepções e importância de interpretar um médico autista, e, como isso, foi representado nas telinhas.
Para falar sobre a nova leva de episódios, o astro participou de uma coletiva de imprensa, na qual o Metrópoles esteve presente. Antes de falar sobre a série em geral, Freddie selecionou uma das memórias dessa nova leva de episódios. “Certamente ainda tenho algumas memórias que servem para mostrar que foi uma temporada muito transformadora para o Shaun, embora tenhamos começado a filmar alguns anos atrás”, declarou.
A trama da quinta temporada se concentra em Shaun e Lia, que estão se preparando para o casamento. Entretanto, os dois gravaram cenas de provações e tribulações. “Acho que cada um deles cometerá um grande erro ao longo da temporada que os levará a pensar adequadamente sobre o casamento e sobre o grande compromisso que eles farão com cada um outro”, contou.
Sobre o final da temporada, o ator se disse muito feliz com a evolução do protagonista e que há um flashback dos momentos da vida do médico até o momento do altar.
“Para os grandes momentos realmente importantes na vida do Shaun, e para a série, parecia incrivelmente importante como um marco real e uma sensação de conquista que tivemos. Foi surreal passar por isso e parecia especial ter todos lá fazendo isso”, declarou.
Freddie como Shaun
O ator deixou claro que se sente honrado por viver Shaun Murphy e que, assim como o personagem ao longo das temporadas, também cresceu e aprendeu muito.
“Shaun é o papel mais importante e significativo e do qual mais me orgulho. Representar o autismo na tela, da maneira que fizemos, é certamente o maior privilégio e responsabilidade de todos os projetos que tive a sorte de fazer”, contou.
O ator ainda explicou que interpretar o protagonista e entrar “em sua cabeça” lhe dá uma perspectiva diferente do mundo. “Dá a você uma perspectiva necessariamente diferente sobre o mundo, sobre as pessoas, sobre as interações e faz você questionar coisas que de outra forma você poderia ter dado como certo. Sinto que nós dois crescemos juntos”, destacou.
A série no contexto médico
Apesar de estrelar a produção por cinco temporadas, Freddie Highmore revelou que não aprendeu muitas técnicas de medicina ou conhecimentos médicos ao longo das gravações. Entretanto, mesmo assim, o ator explicou a importância de levar o assunto a sério ao longo das temporadas.
“Aprendemos a levar o remédio a sério. Queremos que os casos sejam genuínos. Mas é claro que nunca vou fingir que sei tanto quanto as pessoas que estão nos ensinando a fazer certas coisas”
O artista ainda credita o sucesso da série ao modo como o personagem principal enxerga o mundo e, ainda mais, pela mensagem que ele passa ao longo das cinco temporadas.
“A perspectiva única que Shaun traz e essa mensagem de esperança atraiu as pessoas, inclusive eu. A atitude esperançosa de Shaun em relação ao mundo, seu otimismo, o fato de que ele sempre querer ver o lado bom das pessoas e o fato de que ele acredita que os humanos são inerentemente bons”, pontuou.
Autismo na televisão
Com o sucesso de The Good Doctor, a visão para as pessoas com autismo também mudou. Entretanto, mesmo esse sendo o tema central da trama, Freddie Highmore não acredita que a representação de pessoas neurodivergentes chegou a um ponto “aceitável”.
“Acho que ainda não chegou lá e eu acho que The Good Doctor também não chegou. Todos nós amamos a série e esperamos que seja importante. Mas o que eu mostro, por conta própria, nunca pode mudar. Eu acho que estou orgulhoso do trabalho que fizemos, mas também acho que há mais a ser feito e que esperamos continuar a fazer ao contar essas histórias”, explicou.
“E esperamos que mais programas continuem a representar diversos pontos de vista, diversas pessoas, diversas opiniões em todos os significados da palavra diversidade”, completou.
Ainda sobre o assunto, o astro entende que o programa apresenta questões dignas de debates, com diferentes pontos de vista. “Tentamos mostrar os dois lados de certas questões, permitindo que as pessoas cheguem a uma conclusão, como Shaun faria, que é justa e equilibrada, em vez de pular a uma conclusão antes mesmo da temporada ou do episódio começarem”, disse.
Freddie Highmore aproveitou, ainda, para ressaltar a importância da mensagem da série neste contexto. “Acho que a série é mais do que apenas um programa de televisão, no sentido de, é claro, achar divertido e emocionar, mas ao mesmo tempo, também dizer algo importante sobre o mundo, não de uma forma didática”, falou
“Eu sinto que o show é certamente do ponto de vista de Shaun, tem sido sobre um azarão que está lutando contra algo maior do que ele e travando uma luta com a qual estamos a bordo e queremos que ele lute por representação e uma expressão de suas opiniões e de celebrar uma maneira diferente de fazer as coisas”, declarou.
Freddie Highmore
Futuro de The Good Doctor
Com a quinta temporada estreando nesta quinta-feira (3/7) e com o sucesso da produção ao redor no mundo, e também no Brasil, Freddie abriu o jogo sobre continuidade. Questionado sobre “dez temporadas”, o astro riu, mas garantiu que a obra terá, pelo menos, mais uma leva de episódios.