Fábio Turci desabafa ao expor casos de racismo contra funcionário da Globo
Apresentador do SP1 contou a história de Itamar, cinegrafista: “A gente que é branco não sabe, porque não acontece com a gente”, falou
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta quinta-feira (14/1), Fabio Turci, apresentador do SP1, da TV Globo, emocionou os telespectadores. O âncora contou algumas histórias de racismo envolvendo um colega de trabalho, identificado como Itamar, cinegrafista da emissora.
O desabafo do jornalista veio logo após uma reportagem relatando um caso de racismo em Santos, litoral de São Paulo.
Em uma abordagem na rua, um operador de loja, de 23 anos, filmou o momento em que um policial militar diz: “você tem cara de ladrão, vai ser ‘enquadrado’ dez vezes, você tá escutando?”. Apenas neste ano, esta foi a quarta vez que o jovem era “enquadrado”.
“Vou contar uma história para vocês. Um amigo meu, que está aqui no estúdio, é um dos operadores de câmera do SP1, o Itamar, um dia foi parado pela polícia porque estava dirigindo um carro bacana, da família dele. E o policial com a arma na mão perguntou o que ele estava fazendo no carro”, falou Fabio.
“O mesmo Itamar um dia foi perseguido por seguranças de um shopping center, inclusive viu um deles chamando reforço. Ele tinha ido sacar dinheiro no shopping center. Essas coisas acontecem, nem sempre tão claramente, com alguém dizendo o porquê elas estão acontecendo, mas acontecem. A gente que é branco não sabe, porque não acontece com a gente”, continuou.
Segundo Fábio, Itamar trabalha na Globo há mais ou menos 20 anos.
“Nosso papel é informar, estamos levando informação a você. E o que você faz com essa informação, você se conforma? Tá tudo certo assim? Ou você acha que isso não está certo, não está justo, e você acorda e tenta fazer alguma coisa?”
O cinegrafista, que estava trabalhando no momento do jornal, no mesmo estúdio em que Turci, apareceu nas imagens e fez um sinal para o câmera que o filmou. “Eu contei duas histórias. O Itamar me contou muitas outras”, finalizou o âncora.
Repercussão nas redes sociais
Nas redes, diversos espectadores do telejornal comentaram sobre a fala impactante do jornalista. No Twitter, muitos elogios ao posicionamento do âncora.
“A fala do @Fabio_Turci hoje depois de mostrar um caso de racismo policial em Santos precisa estar aqui. Foi por momentos assim que eu estudei jornalismo”, escreveu uma internauta.
“É sobre ser aliado na luta”, disse outro tuíte. “Quando a gente fala sobre o papel dos brancos na luta antirracista é isso que a gente espera. Pra quem ainda não entende, o @Fabio_Turci Desenhou”, disse a jornalista Victoria Damasceno.
SENSACIONAL a fala do @Fabio_Turci hoje, no SPTV1. Mesmo que ainda tenha gente que vá fingir que não entendeu. É esse o papel da imprensa profissional em uma luta tão importante. Ter coragem de informar, sem deixar de se posicionar pelo certo.
— Bia Ferreira (@iglesbiteriana) January 14, 2021
Boa, @Fabio_Turci
E ainda há cretinos que tentam relativizar o racismo. https://t.co/bD58QEIeoL— Mauro Cezar (@maurocezar) January 14, 2021
Passou da hora de apresentador de telejornal da Globo ser apenas um leitor de teleprompter. Parabéns ao jornalista
— anderson carboni (@andersoncarboni) January 14, 2021