metropoles.com

Especial natalino da Globo celebra Brasília e artistas locais

Chico Sant’Anna, Paula Passos e João Antônio protagonizam a atração de Natal, que vai ao ar após o Jornal Hoje

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Fuga de Natal
1 de 1 Fuga de Natal - Foto: Divulgação

Pelo terceiro ano consecutivo, a Globo preferiu uma produção completamente local para o especial de Natal. Realizado por produtores, autores, elenco e direção do Distrito Federal, Fuga de Natal será exibido neste dia 24/12, logo após o Jornal Hoje.

O especial, escrito por Davi Mattos, Gui Campos e Santiago Dellape, conta a história de João Pedro, pioneiro da construção da capital que se sente esquecido, e de Leon, um ator que vive recordando os dias de glória no palco. Veteranos no Rancho dos Velhinhos, os dois disputam a atenção da recém-chegada Judite, deprimida com o primeiro Natal longe de sua maior paixão: cantar no coral da igreja em Planaltina. Os rivais se unem para executar um improvável plano de fuga e tentar devolver a alegria para a amada. Juntos, os três cruzam o DF para fazer as pazes com o passado e viver um Natal como nos velhos tempos.

Crítica

Em exibição única, restrita a convidados, a Globo Brasília promoveu a pré-estreia do filme na primeira semana de dezembro, no Pier 21. O Metrópoles esteve lá para conferir o especial, dirigido por Gui Campos. À primeira vista, o enredo de Fuga de Natal abusa dos elementos típicos desta época do ano. A ordem, em se tratando de tevê aberta, não poderia ser outra: emocionar os espectadores. O diferencial fica por conta justamente da regionalização, que convida o público para uma relação ainda mais afetiva com o material. Núcleo Bandeirante, a Rodoviária do Plano Piloto e Planaltina, por exemplo, serviram como locações.

Apesar de algumas “soluções” práticas do roteiro, que não comprometem a experiência do entretenimento, a produção acerta ao celebrar Brasília não somente como pano de fundo dessa jornada, mas também ao elencar um elenco brasiliense que representa a própria história artística da capital federal. E, talvez, esteja aí o grande triunfo de Fuga de Natal.

O trio protagonista traz os experientes Chico Sant’Anna, Paula Passos e João Antonio (responsável por uma das melhores cenas, na Praça dos Três Poderes), nomes máximos do teatro e cinema candangos. Eles ganham o reforço de figuras conhecidas e queridas da classe artística, como André Deca, Andrade Júnior, Jonathan Andrade e Ana Luiza Bellacosta, com direito a participações mais do que especiais de Murilo Grossi e Bidô Galvão.

Os espectadores, de forma geral, ganham um simpático especial capaz de mexer com as emoções, ainda mais antecedendo a noite de Natal. É louvável a iniciativa de se produzir cinema em Brasília, e ter a cidade como linha narrativa. Aqueles mais íntimos do cenário local, inclusive, recebem um presente extra: a chance de saudar artistas cujas bagagens, experiências e qualificações deveriam ser festejados nacionalmente e a todo tempo.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?