Erro do Cade expõe número de assinantes da Netflix no Brasil
Conselho tornou público documento com informações confidenciais da plataforma
atualizado
Compartilhar notícia
Um descuido do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) tornou público o número de assinantes da Netflix Brasil, dado até então guardado a sete chaves pela plataforma. Segundo um documento que deveria ficar privado, mas foi colocado em modo público em um processo, a empresa tem uma base de 19 milhões de clientes no país.
Segundo o Notícias da TV, do UOL, a falha aconteceu durante a manifestação da Neo TV, representante de pequenas operadoras de TV paga do Brasil que detêm juntas 2,5% do mercado. A associação entregou ao Cade um texto em que criticava a fusão entre WarnerMedia e Discovery, citando que o argumento de que a Netflix seria uma concorrente da TV paga não é válido no Brasil.
“É verdade que as plataformas de streaming conquistaram muitos clientes nos últimos anos, mas também é nítido que parcela relevante dos consumidores considera os serviços OTT como complementares à TV por assinatura — a Netflix, por exemplo, já foi capaz de conquistar 19 milhões de assinantes no Brasil sozinha”, dizia o documento.
Para basear o seu argumento sobre a Netflix, a Neo anexou um documento da própria plataforma de streaming em uma manifestação de outro processo no Cade, que investigava o pagamento de bônus de volume para o mercado publicitário feito pela Globo. Acontece que o documento com a informação era a versão privada da manifestação da Netflix, com dados confidenciais que não poderiam ser incluídos na versão pública. Os números são relativos a janeiro deste ano.
A Netflix diz que não revela o número de seus assinantes por questões de estratégia. Em setembro de 2019, porém, a empresa admitiu em comunicado que havia quebrado a barreira dos 10 milhões de contratos no Brasil.
Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos.