metropoles.com

Éramos Seis: fique por dentro da próxima novela global das 18h

Folhetim será estrelado por Gloria Pires e Antonio Calloni, e vai contar a história de uma família paulistana entre os anos 1920 e 1940

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Raquel Cunha/TV Globo/Divulgação
Éramos Seis
1 de 1 Éramos Seis - Foto: Raquel Cunha/TV Globo/Divulgação

O que dizer de um clássico como Éramos Seis? Afinal a próxima novela das 18h da Rede Globo, com estreia prevista para outubro, é inspirada no romance de Maria José Dupré, que foi lançado em 1943 e apenas dois anos depois já era levado às telonas como filme na Argentina. Uma história tão rica e cativante, que posteriormente deu origem a nada menos que quatro telenovelas, produzidas em 1958 pela RecordTV, em 1967 e 1977 pela TV Tupi, e em 1994 pelo SBT. Desta vez, a Globo fará sua versão.

Uma história, três períodos

A trama de Éramos Seis é dividida em três fases – as décadas de 1920, 1930 e 1940 – e vai apresentar a história da família Lemos, cuja matriarca, Lola (Gloria Pires), não mede esforços para mantê-la unida, apesar das dificuldades sociais e econômicas que agitam todo o mundo na primeira metade do século 20. A mulher e seu marido, Júlio (Antonio Calloni), sonham com a casa própria e se esforçam para pagar o financiamento do imóvel, localizado na Avenida Angélica, em São Paulo. Embora unido pelo amor, o casal tem sonhos diferentes. Enquanto a esposa enxerga esse lar como a alma da família, o marido é movido por uma grande ambição: quer ficar rico.

4 imagens
Trama vai ser ambientada entre os anos 1920 e 1940
 Antonio Calloni
Lola, interpretada por Gloria Pires
1 de 4

Dona Marlene (Walderez de Barros ), Júlio (Antonio Calloni), Isabel (Maju Lima), Lola (Gloria Pires), Carlos (Xande Valois), Alfredo (Pedro Sol), Julinho (Davi de Oliveira) e o cachorro Jagunço: a família Lopes, central na trama da Éramos Seis

Raquel Cunha/TV Globo
2 de 4

Trama vai ser ambientada entre os anos 1920 e 1940

Raquel Cunha/TV Globo/Divulgação
3 de 4

Antonio Calloni

Raquel Cunha/TV Globo/Divulgação
4 de 4

Lola, interpretada por Gloria Pires

Raquel Cunha/TV Globo/Divulgação
Os quatro herdeiros do casal

Lola e Júlio têm quatro filhos. Carlos (Xande Valois/Danilo Mesquita) é o primogênito e mais responsável. Extremamente educado, é prestativo, bom aluno e motivo de orgulho para os pais. Alfredo (Pedro Sol/Nicolas Prattes) é o oposto de Carlos. Além de ir mal na escola, é quase sempre o centro das confusões em casa e com os vizinhos, e tem raiva da perfeição do irmão, com quem vive em pé de guerra. Isabel (Maju Lima/Giullia Buscacio) é determinada e independente. Por ser a única mulher, é a queridinha do pai, que sempre procura fazer suas vontades. Por fim, Julinho (Davi de Oliveira/André Luiz Frambach), o mais novo. Carinhoso com todos, principalmente com a mãe, desde a infância demonstra grande habilidade para lidar com dinheiro.

Lola é responsável pela educação dos quatro e pela ordem da casa, onde conta com a ajuda de Durvalina (Virgínia Rosa). Contudo, ela também tem amizades na vizinhança, que a ajudam a superar pequenas dificuldades no dia a dia. Afonso (Cássio Gabus Mendes) é um exemplo disso. Dono do armazém, eventualmente vende fiado seus produtos para ela. Ele é casado com Shirley (Barbara Reis), uma mulher amargurada por conta de acontecimentos de seu passado e que é mãe de Inês (Gabriella Saraivah/Carol Macedo), criada por Afonso como filha. Carlos é apaixonado pela
garota, e se Lola e Afonso acham graça do primeiro romance do primogênito, Shirley se incomoda e faz o que pode para que os jovens não fiquem juntos.

Abertura da versão do SBT, em 1994

A vizinha fofoqueira

Além de Afonso, Lola conta, ainda, com a parceria de Genu (Kelzy Ecard), sua vizinha. Sempre atenta a todos os acontecimentos do bairro e seus moradores, ela é esposa de Virgulino (Kiko Mascarenhas) e mantém o marido em rédea curta. Eles são pais de Lúcio (Arthur Gama/Jhona Burjack) e Lili (Bruna Negendank/Triz Pariz), amigos dos filhos de Lola e Júlio desde a infância. Embora Genu adore uma fofoca, demonstra um carinho verdadeiro pela matriarca dos Lemos.

Enquanto Lola segura as pontas no dia a dia da Avenida Angélica, Júlio, como era comum na época, é o principal responsável pelo provento que mantém as contas pagas. Ele trabalha em uma loja  de tecidos e passa o dia fora. Esforça-se bastante para receber mensalmente seu ordenado e tem a ambição de ser promovido por Assad (Werner Schünemann), proprietário da loja.

Éramos Seis é escrita por Angela Chaves e baseada na novela original de Silvio de Abreu e Rubens Ewald Filho, livremente inspirada no livro de Maria José Dupré. Com direção artística de Carlos Araújo, a obra conta ainda no elenco com Ricardo Pereira, Eduardo Sterblitch, Walderez de Barros, Susana Vieira e Ellen Rocche, entre outros.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?