Entenda por que série The 8 Show é apontada como o novo Round 6
The 8 Show traz críticas ao capitalismo, mas adiciona pitadas de humor. Porém, tenta seguir caminho de sucessod e Round 6
atualizado
Compartilhar notícia
Em um crescendo de pelo menos duas décadas, o entretenimento sul-coreano tem virado um fenômeno cultural no mundo todo – e o Brasil, é claro, não está de fora. Bandas de k-pop e produções de k-drama aproveitam as viralizações do streaming, e, no mundo das séries, poucas atingiram o tamanho de Round 6. Não à toa, The 8 Show, nova produção da Netflix, tenta repetir a fórmula.
A busca por um sucesso à la Round 6 é justificada pelos números da produção. Logo após o lançamento, a produção foi vista, segundo a Netflix, por 111 milhões de lares e se tornou a mais vista de todos os tempos.
Entre as variadas discussões sobre os motivos do sucesso de Round 6, um elemento aparecia quase como unânimidade. A série, ao mostrar um jogo brutal no qual todos precisavam morrer para apenas uma pessoa ganhar um prêmio milionário, era uma crítica ao sistema capitalista e ao mercado de trabalho.
À época do lançamento, em 2021, o historiador e produtor de conteúdo Gustavo Nassar Gaiofato falou sobre os paralelos entre Round 6 e o sistema de produção atual.
“Round 6 é uma produção audiovisual muito interessante. Ela demonstra como é a vida material e subjetiva sob o capitalismo. Material porque mostra que as pessoas, imersas na precarização e sem bons empregos são obrigadas a se endividar para viver”, explicou.
“Além disso, mostra como o capitalismo, por criar uma falsa ideia de escassez de recurso, fomenta um tipo de competição mortal, onde os indivíduos são jogados uns contra os outros para poder ganhar o dinheiro e pagar suas dívidas”, completou o historiador.
Crítica social
É justamente esta a característica explorada por The 8 Show – combinada a algumas nada sutis referências a outras obras pop, como Show de Truman. A nova série coloca oito pessoas trancadas em prédio, onde tudo é falso. A única regra: “Ninguém pode morrer”.
O microcosmo representa uma sociedade desigual, na qual quem está no topo recebe tudo, mora em apartamentos espaçosos e, os de baixo, dos primeiros andares, tem acesso ao resto e a alojamento minúsculos – lembrou de O Poço, também da Netflix? O grupo então precisa criar uma forma para sobreviver e conciliar que tem privilégios e quem não tem.
Para Elisa Guimarães, do portal Collider, The 8 Show existe no contexto do filme Parasita e da série Round 6.
“Essas produções ganham a adição de um novo projeto que elabora os aspectos mais grotescos da desigualdade, da exploração laborial e da pobreza. The 8 Show, porém, evitar ser muito similar aos antecessores, com um tom mais de comédia”, escreveu.
A dubladora Lhays Macedo, que trabalha na produção, acredita que a série é uma trama construída com críticas severas ao entretenimento gerado pelos reality shows à custa do sofrimento dos participantes.
A inspiração de The 8 Show
The 8 Show é a adaptação em live action do webtoon Money Game. Em ambos, a proposta é a mesma: oito participantes disputam o prêmio milionário.
Webtoon são, em linhas gerais, quadrinhos digitais, feitos para serem lidos com rolagem vertical (ao invés de virar páginas, usa-se scrolls).