metropoles.com

Entenda por que La Casa de Papel é um sucesso mundial

A série espanhola é um hit tão retumbante que a Netflix encomendou a terceira temporada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Netflix/Divulgação
casa de papel
1 de 1 casa de papel - Foto: Netflix/Divulgação

Uma série em espanhol estrelada por atores pouco conhecidos pelo público brasileiro e protagonizada por uma mulher. O sucesso de La Casa de Papel no Brasil foi tanto que sites de compras on-line têm todo tipo de máscara de Salvador Dalí à venda: em uma pesquisa rápida no Mercado Livre, os preços vão de R$ 7 a R$ 150 por unidade. Em Recife, um youtuber e seus amigos foram presos enquanto faziam uma pegadinha usando figurinos iguais ao do seriado.

Para a professora da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) Maria Cristina Mungioli, um dos principais motivos do sucesso da série no Brasil e no mundo é a prerrogativa moral dos assaltantes. “Os ladrões falam de início que não vão roubar pessoas físicas ou empresas, estão tirando dinheiro de quem o fabrica”, comenta. Segundo a especialista, a estrutura de seriado dá tempo aos roteiristas e diretores para a elaboração detalhada da história dos personagens, aumentando as chances de identificação do público.

“Na televisão, ao contrário do cinema, o diretor tem tempo de explicar como o personagem chegou àquele momento. Isso cria uma empatia natural do espectador. No caso de La Casa de Papel, temos o que chamamos de protagonismo coral: essa essa história dedicada, em cada episódio, a contar a vida de uma pessoa da trama”, explica a acadêmica.

De acordo com o editor-chefe do site Ligado em Série, Bruno Carvalho, a associação do espectador com o personagem marginalizado é, geralmente, automática. “O público gosta de ver uma história de volta por cima, e há também a clássica identificação com Robin Hood: roubar dos ricos, ou, no caso, do Estado, para dar aos pobres. Seriados como Prison Break, Mr. Robot, Suits, Breaking Bad e qualquer outro do gênero têm grande apelo popular”, opina o crítico.

4 imagens
Com o chamado protagonismo coral, o roteiro da série consegue contar as histórias de cada personagem
As emblemáticas máscaras são elemento-chave para o sucesso da série no mundo todo
O sucesso mundial foi tanto que a Netflix encomendou a terceira temporada da história
1 de 4

Embora seja uma história de criminosos, o tom Robin Hood dá a redenção para La Casa de Papel

Netflix/Divulgação
2 de 4

Com o chamado protagonismo coral, o roteiro da série consegue contar as histórias de cada personagem

Netflix/Divulgação
3 de 4

As emblemáticas máscaras são elemento-chave para o sucesso da série no mundo todo

Netflix/Divulgação
4 de 4

O sucesso mundial foi tanto que a Netflix encomendou a terceira temporada da história

Netflix/Divulgação

Além disso, segundo Mungioli, a crítica social por trás da história faz toda diferença no momento de o espectador compreender por que os personagens estão cometendo crimes. “Com exceção do Berlim, todos os assaltantes fazem aquilo não somente pelo dinheiro: existe todo um pano de fundo, quase melodramático. São pessoas que viveram na pobreza, não tiveram acesso à educação”, afirma.

Outro ponto importante, aponta a professora, é o timing da narrativa. Ao intercalar cenas no presente e no passado, a série desenrola, sem pressa, os mistérios do roteiro. “As idas ao que passou montam o panorama atual e ajudam a entender as motivações de cada ato. Esse encadeamento faz a gente querer ver o seriado até o final”, analisa.

Para ela, um aspecto fundamental é o figurino dos assaltantes. “A máscara e o macacão vermelho são um chamariz simbólico”, opina a professora. Com o distinto bigode de Salvador Dalí, a imagem é muito forte.

“Assim como acontece em V de Vingança, a emblemática da máscara combinada com a indumentária passa uma ideia de unificação do povo. Os ladrões, todos vestidos com o mesmo uniforme e rosto, estão ali representando o ideal da coletividade contra o poder dominante, materializado pela máscara de um popular e disruptivo pintor espanhol”, elogia Carvalho, do site Ligado em Série.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?