Entenda como A Fazenda 12 se tornou a edição mais histórica do reality
O programa bateu recorde de audiência, de engajamento nas redes sociais, de pesquisas na internet e, claro, de votações em noites de Roça
atualizado
Compartilhar notícia
No ano em que o mundo ficou em quarentena devido à pandemia da Covid-19, a distração preferida dos brasileiros foi ver na TV outros seres humanos confinados. Aproveitando quadros e enredos testados e aprovados pelo público na última temporada do Big Brother Brasil, da TV Globo, a 12ª temporada de A Fazenda, que chega ao final nesta quinta-feira (17/12), se tornou a edição mais histórica do reality.
Das primeiras semanas esta última, A Fazenda 12 foi bem nos dois termômetros atuais: o Ibope e o Twitter. Na rede social, o programa e os participantes, diariamente, ocuparam o topo da lista de assuntos mais comentados da internet.
A produção, liderada por Rodrigo Carelli estimulou essa interação nas redes sociais com a parceria do reality com o TikTok. Através da plataforma, o público podia votar e escolher poderes que afetariam diretamente na formação das Roças. Além de produzir conteúdo e realizar desafios propostos pelos usuários da plataforma, os peões também mantinham comunicação com o mundo exterior, respondendo à perguntas enviadas pelos fãs através da rede.
No Ibope, A Fazenda 12 chegou à marcas expressivas, conquistando diariamente dois dígitos de audiência e, muitas vezes, a liderança. A boa repercussão ajudou até na audiência de outros programas da Record. A Hora do Faro, por exemplo, que vinha amargando derrota atrás de derrota do Programa da Eliana, ultrapassou não só o SBT, mas também a Globo, ao levar os participantes eliminados para sessões de lavagem de roupa suja no palco.
O elenco, escolhido a dedo, foi o grande responsável por manter o interesse popular na produção. A rivalidade entre Jojo Todynho e MC Biel, que se declararam adversários no primeiro mês da competição, conduziu boa parte do enredo de A Fazenda. Com milhões de seguidores, rapidamente a torcida de ambos começaram a travar uma guerra virtual.
As fofocas e paranoias de Luiza Ambiel, as loucuras de Cartolouco, as tretas de MC Mirella e os memes de Lidi Lisboa também protagonizaram grandes momentos da edição. Celebridade até então pouco conhecida, a ex-miss bumbum Raíssa Barbosa fez seu nome país, levantando debates sérios sobre distúrbios psicológicos.
Marcos Mion
Com uma série de novas medidas de segurança sanitária, que impediam a produção de ter contato físico com os participantes, é natural que falhas de execução e comunicação acontecessem durante o programa. E aconteceram. Pelos menos duas Provas do Fazendeiro tiveram de ser reavaliadas, e o poder mudou de mãos.
Coube a Marco Mion segurar diversas saias-justas ao vivo, e ele segurou. O apresentador chorou, acalmou os participantes e os espectadores, brincou com os discursos de eliminação, homenageou o “que veio antes”, Pedro Bial, e muito mais. Ao ser eliminada, Lidi Lisboa ressaltou a importante função de Mion para com os confinados: “O encontro com a lucidez, o afeto, e a certeza de que tudo ficaria bem”, elogiou a atriz.