metropoles.com

Entenda a insatisfação do público com o filme Persuasão, da Netflix

Apesar de estar no Top 10 da plataforma de streaming, a adaptação dos livros de Jane Austen acumula críticas negativas nas redes sociais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nick Wall/Netflix
Persuasão
1 de 1 Persuasão - Foto: Nick Wall/Netflix

A Netflix lançou o filme Persuasão, uma adaptação do livro de Jane Austen, no dia 15 de junho. Apesar de estrear no Top 10 da plataforma de streaming, a recepção do público não foi positiva. Semanas depois, os comentários negativos começaram a tomar conta das redes sociais.

Persuasão conta a história de Anne Elliot, que foi desencorajada de se casar com o grande amor de sua vida, o Capitão Wentworth, por ser um homem de classe social mais baixa. Ela passa os oito anos seguintes refletindo sobre a decisão tomada através da influência de sua família ambiciosa, e, ao reencontrar sua paixão da adolescência, percebe o grande erro que cometeu, agora impossível de reverter.

3 imagens
Capa do livro original Persuasão, de Jane Austen
Dakota Johnson como Anne Elliot em Persuasão
1 de 3

Persuasão

Nick Wall/Netflix
2 de 3

Capa do livro original Persuasão, de Jane Austen

3 de 3

Dakota Johnson como Anne Elliot em Persuasão

Nick Wall/Netflix

Além de ter uma avaliação de 30% da crítica especializada no Rotten Tomatoes, uma plataforma de críticas cinematográficas, a produção recebeu vários comentários negativos e até piadas dos fãs mais assíduos da autora, que recebeu homenagens pelo aniversário de 205 anos da morte recentemente.

Entenda os motivos

A falta do sarcasmo, ironia e delicadeza de Jane Austen na adaptação foi um dos fatores pontuados pelos fãs, que consideraram os diálogos do filme agressivos e deslocados do aspecto crítico presente no livro, principalmente nas reflexões do papel feminino na sociedade.

Muitos espectadores também apontaram que o longa-metragem não apresenta a intensidade e as características presente nas páginas literárias. A intérprete de Anne Elliot na adaptação, Dakota Johnson, se apresenta como destemida e confiante, características opostas às da personagem do livro.

Apesar de algumas incoerências, algumas críticas negativas, por vezes, são apenas frustações dos fãs com uma adaptação da obra. Tal fato é comum e acontece com frequência nas produções do gênero que são realizadas no streaming, como conta a supervisora editorial do Skeelo, Thereza Castro, responsável por adicionar as obras de Austen no acervo de e-books do aplicativo.

“Fato é que as adaptações sempre despertam curiosidade para a obra original. Austen, como uma das maiores escritoras de língua inglesa, coleciona fãs, e sem dúvida, ganhará, assim, ainda mais leitores. Para quem gostou ou não da adaptação literária, vale lembrar que sempre há o livro”, comenta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?