Entenda a insatisfação do público com o filme Persuasão, da Netflix
Apesar de estar no Top 10 da plataforma de streaming, a adaptação dos livros de Jane Austen acumula críticas negativas nas redes sociais
atualizado
Compartilhar notícia
A Netflix lançou o filme Persuasão, uma adaptação do livro de Jane Austen, no dia 15 de junho. Apesar de estrear no Top 10 da plataforma de streaming, a recepção do público não foi positiva. Semanas depois, os comentários negativos começaram a tomar conta das redes sociais.
Persuasão conta a história de Anne Elliot, que foi desencorajada de se casar com o grande amor de sua vida, o Capitão Wentworth, por ser um homem de classe social mais baixa. Ela passa os oito anos seguintes refletindo sobre a decisão tomada através da influência de sua família ambiciosa, e, ao reencontrar sua paixão da adolescência, percebe o grande erro que cometeu, agora impossível de reverter.
Além de ter uma avaliação de 30% da crítica especializada no Rotten Tomatoes, uma plataforma de críticas cinematográficas, a produção recebeu vários comentários negativos e até piadas dos fãs mais assíduos da autora, que recebeu homenagens pelo aniversário de 205 anos da morte recentemente.
Entenda os motivos
A falta do sarcasmo, ironia e delicadeza de Jane Austen na adaptação foi um dos fatores pontuados pelos fãs, que consideraram os diálogos do filme agressivos e deslocados do aspecto crítico presente no livro, principalmente nas reflexões do papel feminino na sociedade.
Muitos espectadores também apontaram que o longa-metragem não apresenta a intensidade e as características presente nas páginas literárias. A intérprete de Anne Elliot na adaptação, Dakota Johnson, se apresenta como destemida e confiante, características opostas às da personagem do livro.
Apesar de algumas incoerências, algumas críticas negativas, por vezes, são apenas frustações dos fãs com uma adaptação da obra. Tal fato é comum e acontece com frequência nas produções do gênero que são realizadas no streaming, como conta a supervisora editorial do Skeelo, Thereza Castro, responsável por adicionar as obras de Austen no acervo de e-books do aplicativo.
“Fato é que as adaptações sempre despertam curiosidade para a obra original. Austen, como uma das maiores escritoras de língua inglesa, coleciona fãs, e sem dúvida, ganhará, assim, ainda mais leitores. Para quem gostou ou não da adaptação literária, vale lembrar que sempre há o livro”, comenta.