metropoles.com

Emissoras de TV defendem metodologia defasada e imprecisa do Ibope

Disputa entre emissoras, como Globo, Record e SBT, contrários a mudanças na medição da audiência, ocasionou demissão de CEO do Ibope

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DuKai photographer/Getty Images
Cena de uma televisão
1 de 1 Cena de uma televisão - Foto: DuKai photographer/Getty Images

A saída da CEO do Ibope, Melissa Vogel, comunicada nesta sexta-feira (3/5), é mais um capítulo de uma disputa entre a Kantar Media e as emissoras, como Globo, Record e SBT. A briga ocorre por conta da tentativa de mudanças no modelo atual de medição da audiência, que é alvo de críticas, mas defendido pelos canais. Especialistas consideram que a metodologia utilizada hoje é imprecisa, defasada, falha e aponta dados distorcidos ao mercado, inflando a audiência das emissoras.

A medição de audiência no Brasil, atualmente, leva em conta alguns parâmetros para estabelecer o quanto um canal é assistido. Considera-se, por exemplo, que cada aparelho de televisão é visto por 3 espectadores.

A métrica é tida como falha por quem acompanha as mudanças tecnólogicas do setor. Afinal, a prática de se reunir em frente à TV é o retrato do período anterior aos streamings e aos celulares, que funcionam como telas individuais. É uma ilusão acreditar que, atualmente, em uma família composta, em média, por três pessoas todos assistam assistam o tempo todo ao mesmo programa.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (Pnad TIC) de 2022 apontam que 160,4 milhões de pessoas possuem telefone celular para uso pessoal no Brasil. O número segue crescendo.

Atualmente, o Ibope considera que 3 minutos assistidos de um programa, independentemente de sua duração, é o suficiente para que a atração passe a ser considerada na medição audiência. O ponto é alvo de críticas entre empresas e especialistas do setor, porque é insensato considerar que uma pessoa apenas ao break comercial tenha assistido à totalidade do programa.

Disputa entre TVs e Kantar Ibope

Conforme noticiou o Na Telinha, a saída de Melissa Voguel teria sido motivada pela resistência das televisões em aceitar um novo modelo de medição para a audiência, que incorporaria também dados dos meios digitais.

Em nota, a ex-CEO do Kantar Ibope se pronunciou sobre o caso: “Há mais de 27 anos na Kantar IbopeBOPE Media, e mais recentemente, sete anos como CEO, acompanho de perto as mudanças do mercado. Essa jornada foi possível devido ao forte relacionamento que criei com pessoas extremamente talentosas, dentro e fora da empresa. Saio confiante do sólido caminho que construímos. Tenho certeza de que Márcio e Adriana darão continuidade ao legado da Kantar Ibope Media”.

A disputa entre o Kantar Ibope e as televisões também foi alvo de uma carta aberta da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e da Asssociação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel). Os representantes dos canais criticam a adoção de uma nova metodologia.

“As signatárias desta carta e seus associados acreditam que chegou a hora do mercado publicitário brasileiro, através de todos os seus integrantes (anunciantes, agências, veículos, empresas de medição de audiência e entidades de autorregulamentação),, debater as alternativas de integração de métrias de audiência, a fim de definir o modelo a ser adotado pelo mercado brasileiro. Essa discussão é urgente e precisa ser iniciada de imediato, sendo o CENP a entidade naturalmente qualificada para sediá-la”, diz trecho.

“A adoção unilateral de qualquer modelo de integração de métricas de audiência do meio TV e das plataformas digitais de consumo de mídia audiovisual, a partir de fontes distintas de dados e sem a devida parametrização, é indesejável e pode provocar graves prejuízos”, conclui o texto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?