Elite: novo fenômeno teen da Netflix aprendeu com seus antecessores
Poucas são as séries adolescentes que atingem sucesso mundial, e todas apresentam características muito similares
atualizado
Compartilhar notícia
Desde seu primeiro trailer, Elite tem sido comparada a várias outras produções voltadas ao público adolescente dos últimos anos. Riverdale, 13 Reasons Why, Skins e Gossip Girl são algumas das séries às quais o seriado espanhol foi comparado. Uma coisa é certa: o produto chegou fazendo muito barulho e assumindo o posto de hit do momento no serviço de streaming. Em menos de duas semanas, já ganhou renovação para segunda temporada – com previsão de ir ao ar em 2019.
A série segue um grupo de adolescentes de uma escola privada, como em Riverdale e Gossip Girl, onde desigualdade de classes é o foco. Três dos personagens em Elite vêm de famílias pobres, frequentando a prestigiada Las Encinas graças a uma bolsa de estudos.
Entre o bullying e o preconceito, o grupo ainda se encontra no meio de uma investigação sobre o assassinato de uma estudante. A morte e mistérios também são grandes temas em outras séries teen que fizeram sucesso, como 13 Reasons Why, Skins, Riverdale e Gossip Girl. Como na maioria das produções do gênero, envolve um grupo de alunos riquinhos, o conflito entre os jovens e seus pais corruptos e inúmeras reviravoltas.
A comparação entre as séries não é injusta, afinal, sexo, drogas, festas, amizades, traições, namoros e mistérios fazem parte da trama de todas elas – em maior ou menor medida. Elite foi criada por Carlos Montero e Darío Madrona exclusivamente para a Netflix. O seriado é viciante e facilita o binge-watching por parte dos usuários da plataforma.
Estrelando nomes de outras séries como As Telefonistas e La Casa de Papel, Elite junta a morte e o mistério de Riverdale com o elitismo de Gossip Girl, o pessimismo de Skins e uma pitada da consciência social de 13 Reasons Why. Segundo o El País, a novidade é como uma “droga” com “todos os ingredientes para alcançar [sucesso global]”.
A Netflix fez uma grande jogada com a série, contratando nomes como María Pedraza (Alison, em La Casa de Papel) e outros atores talentosos e bonitos – dando destaque à estética, como Gossip Girl e Riverdale. Além dela, outros rostos conhecidos são os de Miguel Herran e Jaime Lorente (Rio e Denver, respectivamente, de La Casa de Papel).