metropoles.com

Elenco da série O Mecanismo reage ao assassinato de Marielle Franco

Selton Mello, Caroline Abras e Enrique Diaz sentaram-se para uma mesa-redonda onde, inevitavelmente, falaram sobre a morte da vereadora

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alexandre Loureiro/Netflix
Netflix O Mecanismo, Press Conference Rio de Janeiro Belmond Copacabana Palace March 2018.
1 de 1 Netflix O Mecanismo, Press Conference Rio de Janeiro Belmond Copacabana Palace March 2018. - Foto: Alexandre Loureiro/Netflix

Enviado especial ao Rio de Janeiro – Na noite dessa quarta-feira (14/3), durante a festa de estreia da série da Netflix sobre a Operação Lava Jato, O Mecanismo, a vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (PSol) foi assassinada a tiros na Rua Joaquim Palhares, centro da capital carioca.

O elenco da série não teve tempo de digerir a notícia, segundo Caroline Abras, que faz o papel da policial Verena Cardoni, durante uma mesa-redonda no Belmond Copacabana Palace. “A gente recebeu a informação durante a festa, dormiu, acordou e veio para cá”, conta. “A realidade é que estou muito atordoada”, completou.

Indignada, Caroline continua: “Uma ativista que entrou na política para defender os Direitos Humanos, negra, gay – como que alguém mata uma pessoa que defende os negros da Maré assassinados? Que porra de país é esse?”, disse.

Netflix/Divulgação
Cena de O Mecanismo com a atriz Caroline Abras

 

É uma questão de poder. Um poder velho, violento, colonial e que acaba com qualquer diferença e outro modo de vida que não seja esse. Isso tem a ver com essa imagem colonial escravagista que está na estrutura social brasileira.

Enrique Diaz
Netflix/Divulgação
Enrique Diaz e Selton Mello interpretam lados distintos da força-tarefa: criminoso e investigador

 

Selton Mello e Enrique Diaz também lamentaram o acontecimento. Mello, que interpreta o delegado Marco Ruffo na série, começou a discussão criticando o prefeito do Rio: “Você vê o Crivella [PRB] andando pela favela, olhando para os buracos de tiro e dizendo que vai mandar cobrir os buracos… é a teoria da maquiagem”.

Enrique Diaz, que interpreta Robert Ibrahim, o principal alvo de Ruffo no programa, chama de “cagada total” a situação da cidade. “Uma vereadora de um partido pequeno, mulher, negra, significativa… É uma mulher enfrentando um mundo muito masculino de um poder terrível, denunciando a polícia”, diz.

Mídia NINJA/Reprodução
Marielle Franco foi assassinada na noite de quarta-feira (14/3)

 

Uma mulher criando espaço para a discussão do empoderamento, de opinião, sendo abatida. Que sociedade é essa que se constrói em cima disso?

Enrique Diaz

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?