Elenco da série O Mecanismo reage ao assassinato de Marielle Franco
Selton Mello, Caroline Abras e Enrique Diaz sentaram-se para uma mesa-redonda onde, inevitavelmente, falaram sobre a morte da vereadora
atualizado
Compartilhar notícia
Enviado especial ao Rio de Janeiro – Na noite dessa quarta-feira (14/3), durante a festa de estreia da série da Netflix sobre a Operação Lava Jato, O Mecanismo, a vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (PSol) foi assassinada a tiros na Rua Joaquim Palhares, centro da capital carioca.
O elenco da série não teve tempo de digerir a notícia, segundo Caroline Abras, que faz o papel da policial Verena Cardoni, durante uma mesa-redonda no Belmond Copacabana Palace. “A gente recebeu a informação durante a festa, dormiu, acordou e veio para cá”, conta. “A realidade é que estou muito atordoada”, completou.
Indignada, Caroline continua: “Uma ativista que entrou na política para defender os Direitos Humanos, negra, gay – como que alguém mata uma pessoa que defende os negros da Maré assassinados? Que porra de país é esse?”, disse.
É uma questão de poder. Um poder velho, violento, colonial e que acaba com qualquer diferença e outro modo de vida que não seja esse. Isso tem a ver com essa imagem colonial escravagista que está na estrutura social brasileira.
Enrique Diaz
Selton Mello e Enrique Diaz também lamentaram o acontecimento. Mello, que interpreta o delegado Marco Ruffo na série, começou a discussão criticando o prefeito do Rio: “Você vê o Crivella [PRB] andando pela favela, olhando para os buracos de tiro e dizendo que vai mandar cobrir os buracos… é a teoria da maquiagem”.
Enrique Diaz, que interpreta Robert Ibrahim, o principal alvo de Ruffo no programa, chama de “cagada total” a situação da cidade. “Uma vereadora de um partido pequeno, mulher, negra, significativa… É uma mulher enfrentando um mundo muito masculino de um poder terrível, denunciando a polícia”, diz.
Uma mulher criando espaço para a discussão do empoderamento, de opinião, sendo abatida. Que sociedade é essa que se constrói em cima disso?
Enrique Diaz