metropoles.com

Duna: A Profecia expande universo do filme com política e rituais

Duna: A Profecia estreia, nesta quinta-feira (17/11), na Max. A produção é tentativa de criar nova franquia ao estilo Game of Thrones

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Madre superiora da Bene Gesserit em Duna: A Profecia
1 de 1 Madre superiora da Bene Gesserit em Duna: A Profecia - Foto: Reprodução

As Bene Gesserit são, no universo criado por Frank Herbert, um dos pontos mais interessantes nas aventuras de Paul Atreides em Arrakis. A irmandade, na literatura, virou uma prequel que, neste domingo (17/11), chega à Max, em Duna: A Profecia.

A série se passa cerca de 10 mil anos antes do acontecimentos de Duna – tanto o filme de Denis Villeneuve quanto o livro –, num momento em que as irmãs precisavam se consolidar como as orientadoras das Grande Casas no jogo de poder do universo.

Duna: A Profecia já começa com uma sequência de ação que explica as rivalidades existentes dentro daquela trama e, que de maneira bem trabalhada, impactaram também os eventos vistos no cinema. Sim, é a rivalidade entre os Atreides e os Harkonnen.

A produção adiciona mais elementos, como o papel de cada Grande Casa na guerra contra inteligências artificiais que ameaçavam a humanidade. Atreides saíram como heróis e os Harkonnen terminaram como desertores.

A partir daí, a trama segue Valya e Tuna Harkonnen (Emily Watson e Olivia Williams), duas integrantes da irmandade que fazem de tudo para concluir um projeto. Criar um messias por meio da manipulação genética – sim, o projeto é de longuíssimo prazo.

Duna: A Profecia com ar de Game of Thrones

A série, então, coloca o projeto da irmandade em confronto com outra ideia: uma ameaça para o projeto das Bene Gesserit e também para o fino equilíbrio político entre as Grandes Casas.

O Metrópoles já viu os dois primeiros episódios de Duna: A Profecia. Os primeiros passos do seriado mostram que, além da ação, as tramas políticas internas da irmandade e do império ganham destaque.

O seriado também funciona como um primeiro capítulo de uma sequência de produtos que pretendem expandir o universo Duna. A produção, com um misto de ação e tramas palacianas, claramente busca inspiração “filosófica” em Game of Thrones — outra produção da HBO.

Assim com a saga de G. R. R. Martin, a trama de Frank Herbert é composta por diversos livros (alguns, inclusive, finalizados pelo filho do autor), que podem, num futuro próximo, virar uma franquia de sucesso na Max e na HBO.

Duna: A Profecia estreia, neste domingo (17/11), na Max.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?