metropoles.com

Do Lula lá ao Tô com medo: política e TV adoram se misturar

Desde o fim da ditadura, artistas brasileiros promovem campanhas, desfazem alianças e assumem cargos públicos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Regina-Duarte-Brasília
1 de 1 Regina-Duarte-Brasília - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Regina Duarte não saiu do noticiário nas últimas semanas. Tudo por causa da nomeação dela à Secretaria da Cultura, fato que encerrou um contrato de décadas com a Rede Globo. Engana-se, porém, quem pensa que essa foi a única controvérsia causada pela mistura de política com televisão, em especial de seus artistas. E, como não poderia deixar de ser, presidentes, deputados e ministros são pautas da telinha há anos, não só nos noticiários mas também no mundo da ficção.

Depois da redemocratização do país e de Sarney no poder, com o governo satirizado sem censura na TV Pirata, tomava forma o cenário de uma primeira eleição direta em duas décadas. A vinheta Lula Lá era quase uma propaganda de fim de ano da Globo, tamanha a quantidade de artistas: Marieta Severo, Tássia Camargo, Roberto Bonfim, Betty Faria, Aracy Balabanian, Hugo Carvana, entre outros. Do lado de Collor, vencedor da disputa tempos depois, Claudia Raia foi a mais notória apoiadora. Após muitos anos, na novela Verão 90, ambientada naquela década, a personagem da atriz, Lidiane, fez piadinha sobre o tema.

Memória Globo

A ficção se misturou à realidade em 1992. No ar, Anos Rebeldes, sobre a luta de um grupo de jovens contra a ditadura militar. Um pouco antes na grade, em destaque nos telejornais, os caras-pintadas pediam nas ruas o impeachment de Collor. Depois da renúncia, a trajetória do ex-presidente no poder quase foi mostrada na TV. Entretanto, a minissérie O Marajá, da Manchete, nunca viu a luz do dia, teve a exibição impedida pela Justiça.

Uma década mais tarde, em 2002, quando os artistas estavam aparentemente mais discretos em relação a manifestações políticas, um fato mudou esse panorama. Regina Duarte veio a público nas propagandas do PSDB reforçar o voto no partido e tentar convencer o eleitor a não votar em Lula. A mensagem “Tô com medo”, foi bastante lembrada recentemente. Por coincidência, meses antes de os brasileiros irem às urnas, a atriz estrelou a novela Desejos de Mulher, na qual contracenava com José de Abreu, outro apoiador do PSDB, em 1998, hoje alinhado à esquerda.

Mais uma curiosidade: Carolina Ferraz, cuja mensagem pedindo a retirada de uma foto dela com supostos apoiadores do governo no Instagram circula na web, foi rival de Regina na novela História de Amor, em 1995.

Talvez a influência de Arnold Schwarzenegger, eleito governador na Califórnia no início da década de 2000, tenha incentivado figuras do meio artístico a se enveredar pelos cargos públicos, algo também reverberado no Brasil (lembrando ainda que Ronald Reagan, presidente dos EUA nos anos 1980, foi um ator de cinema relativamente conhecido 30 anos antes). O palhaço Tiririca, figura presente em programas de humor da Record e do SBT, ganhou cadeira no Parlamento em 2010. Do mundo dos realities, Jean Wyllys, vencedor da quinta edição do Big Brother Brasil (BBB), também elegeu-se deputado federal.

De outra casa, a dos artistas, Alexandre Frota está hoje na Casa, a com letra maiúscula. E as especulações não param. As possíveis candidaturas de Luciano Huck à Presidência e de Datena à Prefeitura de São Paulo são os assuntos da vez. Saberemos em breve se eles deixarão a disputa por audiência na TV para brigar pelo seu voto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?