Diretor comenta chamada de Além da Ilusão sem atores negros
Segundo o diretor artístico Luiz Henrique Rios, a primeira de três chamadas, não representa elenco que tem mais de um terço de atores negros
atualizado
Compartilhar notícia
Com estreia marcada para 7 de fevereiro, Além da Ilusão divulgou sua primeira chamada de elenco essa semana. Chamou atenção que apesar de contar com vários atores negros, como Alex Brasil, Larissa Nunes, Matheus Dias, Maria da Penha, Carla Cristina Cardoso, Olivia Araújo e outros, a novela não os tenha incluído no teaser. Em coletiva de imprensa nesta terça-feira (25/1), o diretor artístico Luiz Henrique Rios explicou que essa é apenas a primeira de três chamadas, que devem ir ao ar nos próximos dias, apresentando todo o elenco.
“Essa é, sim, uma novela de representatividade. A gente fez um trabalho grande não só de escalar atores negros, mas de construir personagens grandes, importantes, no sentido de dar essa representatividade. Então temos médico negro, delegado negro, cantora negra”, afirma Rios.
Gosto de ver as apresentações dos atores da nova novela pois conto quantos são negros ou não.
Além da ilusão – comercial de apresentação
9 atores brancos
1 atriz negra – a cantora Gaby Amarantos— nuvem passageira (@michelebixcoito) January 24, 2022
Segundo o diretor, o esforço para pautar a representatividade levou a equipe a ignorar aspectos da época em que o folhetim é ambientado: os anos de 1930 e 1940. “Era uma época em que os lugares eram muito pré-determinados na história do Brasil”, explica. “A Alê [Alessandra Poggi, autora] escreveu um garoto que sonha em ser escritor: negro, filho de operário… então a gente trabalha essa questão da diversidade de uma forma muito importante. A chamada não representa nosso elenco que tem pouco mais de um terço de atores negros. Queríamos ter mais ainda, claro, mas a época dificulta”, diz o diretor, mencionando um ambiente de equidade também em outras funções.
Alessandra Poggi, autora da trama, revelou que conta com o suporte de estudiosos negros, pra evitar qualquer narrativa equivocada. “Leem os capítulos para que eu possa conduzir os personagens e suas histórias da melhor maneira possível. A gente está fazendo uma novela de época, mas no presente. Claro que temos necessidade de representar os dias atuais e isso passa pela representação da negritude”, completa.
Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos.