metropoles.com

Denunciada, Globo precisa alterar classificação etária de A Favorita

Um usuário anônimo não concordou com a recomendação para maiores de 12 anos e entrou com um pedido na Justiça

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem da novela A Favorita
1 de 1 Imagem da novela A Favorita - Foto: Reprodução

A Rede Globo foi denunciada no Ministério da Justiça e Segurança Pública por conta da classificação indicativa da novela A Favorita. O folhetim, datado de 2009, está em exibição no Vale a Pena Ver de Novo, que toma uma parte das tardes da emissora. O despacho que determinou a alteração foi publicado nesta quinta-feira (4/8) e entra em vigor imediatamente.

Emitido por Eduardo de Araujo Nepomuceno, coordenador do chefe da Coordenação de Política de Classificação Indicativa do Governo Federal, a denúncia foi reita por um “cidadão”, que não teve o nome revelado, “especificando a existência de conteúdos inconsistentes com a classificação outrora atribuída”.

O órgão identificou que a denúncia tinha relevância e, dessa maneira, deveria ser submetida à nova análise técnica. Assim, foram apontados “conteúdos díspares em relação à classificação indicativa de “não recomendado para menores de 12 (doze) anos”. O aviso da novela impõe restrições por conter cenas de violência, drogas lícitas e conteúdo sexual.

“A decisão é válida para a obra completa e para as derivadas que porventura estejam em exibição. É facultado ao interessado solicitar o processo derivado nos casos de supressão de conteúdos de obras já classificadas, desde que mantida a classificação do processo original”, esclarece um trecho do despacho.

Dessa maneira, a emissora precisa, em até cinco dias corridos, utilizar a nova classificação etária em qualquer plataforma ou canal de exibição de conteúdo. Ou seja, a Globo, assim como a Globoplay, devem alterar o alerta no início da trama.

Metrópoles entrou em contato com a emissora, mas não obteve resposta. O espaço segue aberto para eventuais pronunciamentos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?