Day Mesquita sobre Maria Madalena: “É uma mulher de coragem”
Atriz interpreta Maria Madalena em Jesus, sua quarta novela bíblica na TV Record
atualizado
Compartilhar notícia
Os noveleiros de plantão, com certeza, conhecem a paranaense Day Mesquita, 32 anos. Após passagens discretas por tramas globais como Cheias de Charme (2012) e Além do Horizonte (2013), a atriz tem se consolidado nas produções bíblicas da TV Record. Só em 2015 e 2016 foram três: Milagres de Jesus, Os Dez Mandamentos e A Terra Prometida. Atualmente, a artista participa de Jesus, no papel de uma das figuras mais controversas da Bíblia, Maria Madalena.
“É um dos papéis mais importantes que tenho tido a oportunidade de viver. A personagem está vindo com uma lente de aumento, com cenas muito densas que me enriquecem e me fazem crescer”, ressalta Day Mesquita, em entrevista ao Metrópoles.
De acordo com a atriz, não há muitas diferenças no trabalho de preparação para atuar em uma novela bíblica. “São novelas de época como quaisquer outras”. Para ela, o mais importante é prestar atenção a linguagem e costumes de cada tempo.
Day explica, ainda, que cada personagem doa um pouco de si para o ator. E, no caso da Maria Madalena, não necessariamente o aprendizado tem a ver com religião. “Ela sempre foi muito determinada, abandona tudo para seguir suas crenças. É uma mulher de coragem”, afirma.
A trama, escrita por Paula Richard e com direção geral de Edgar Miranda, atém-se as descrições do cristianismo, na qual Maria Madalena é liberta de sete demônios por Jesus e passa a segui-lo.
As cenas de tormenta são muitos fortes, exigem um trabalho emocional, físico e psicológico muito intenso. Quando acaba a gravação, estou toda dolorida. Mas é só cansaço e exaustão psicológicos, pois também me divirto muito em cada cena
Day Mesquita
Ampliação do mercado
Feliz com o atual momento de abertura para os profissionais do audiovisual, Day Mesquita comemora a quantidade de plataformas pelas quais os artistas atualmente podem transitar. “É muito importante termos mais espaços, novelas, teatro, cinema… Quanto mais mídias para podermos expressar nossa arte, melhor”.
A diversidade de veículos é uma característica intrínseca à carreira da artista. Além da Globo e Record, Day também tem passagens pelo SBT, quando foi a protagonista da novela Vende-se um Véu de Noiva, e na Band, como antagonista em Dance, Dance, Dance. Na TV por assinatura, a atriz soma ao currículo participações nas séries O Negócio, da HBO, e (Des)Encontros, do Canal Sony, Morando Sozinho e Viagem sem Fim — ambos do Multishow.
Este ano, também integrou o elenco de Nada a Perder — cinebiografia do líder da Igreja Universal do Reino de Deus e dono da Record, bispo Edir Macedo.
A facilidade para encarar papéis e formatos tão diversos vem da infância. Day Mesquita encontrou no balé, aos 13 anos, a porta para o ingressos no disputado meio artístico. “Eu tinha sete anos e até hoje eu trago a disciplina dos tempos das aulas de dança para o set de gravação. Me deu uma noção corporal muito boa”, conclui.