Crítica: Shawn Levy acerta ao misturar gêneros em Projeto Adam
O elenco do filme conta com grandes astros do cinema como Ryan Reynolds, Walker Scobell, Jennifer Garner e Mark Ruffalo
atualizado
Compartilhar notícia
Projeto Adam, dirigido por Shawn Levy, chega ao catálogo da Netflix nesta sexta-feira (11/3). O criador de Stranger Things consegue unir gêneros como ficção-científica, drama, comédia, ação e aventura de uma forma que prende o telespectador, faz dar risada e ainda é capaz de derrubar algumas lágrimas.
Shawn Levy é muito conhecido por obras que se tornaram sucessos. Além da série original do streaming, Uma Noite no Museu, Free Guy e Doze é Demais também são da autoria do diretor. Como de praxe, o cineasta traz em sua obra um mix de gêneros que conversam muito bem e se unem para entreter, de maneiras diferentes, os cinéfilos.
Entre os atores já consagrados, Ryan Reynolds, Jennifer Garner e Mark Ruffalo se entrosam muito bem e garantem todos os tipos de sentimento ao público. Walker Scobell, de apenas 12 anos, também faz bonito. Apesar de confessar um medo sobre a sua atuação no longa, o jovem venceu seus medos e conseguiu conquistar os amantes do cinema. Ele faz o Adam criança e não deixa a desejar.
A fotografia e a ambientação das cenas também agradam. Há uma preocupação com os elementos que compõem os acontecimentos. Seja quando a ação acontece no espaço, na floresta ou na casa das personagens, tudo se encaixa e traz uma sensação interessante para a audiência.
Como é um filme de ficção-científica, é importante ressaltar que o título não trata de algo real, até este momento, ou palpável. Por mais que muitas pessoas defendam uma viagem no tempo, ainda não há registros de que um ser-humano consiga voltar no tempo ou mesmo encontrar a sua versão mais nova.
Entretanto, Shawn Levy se preocupou com as relações humanas e deixou a imaginação compor o resto de sua obra. Há uma relação muito forte entre o pai e a mãe, em diferentes momentos, com o filho, de amor, e até mesmo do protagonista mais velho com o seu eu mais novo.
Esses laços afetivos provoca no telespectador uma vontade de resolver algum conflito do passado ou em mudar alguma atitude que teve uma consequência diferente com o passar dos anos. Isso porque o relacionamento entre o filho e seus genitores é ressaltado quando o Adam do futuro encontra o pequeno Adam.
Confira a sinopse e o trailer oficial de Projeto Adam.
“O Projeto Adam traz Ryan Reynolds como um homem que volta no tempo, a fim de fazer uma parceria com sua versão de 13 anos. Sua missão? Confrontar o pai falecido e salvar o mundo.”