metropoles.com

Crítica: Loki é a melhor série da Marvel e uma das mais fortes de 2021

A produção traz o que de melhor uma série de super-heróis pode ter: um olhar amplificado sobre a própria humanidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Disney/Divulgação
Imagem colorida de um homem branco, personagem da série Loki - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de um homem branco, personagem da série Loki - Metrópoles - Foto: Disney/Divulgação

Se o nosso colega Chico Barney ler essa crítica, provavelmente, ele me chamará de biscoiteiro. Em troca dessa audiência qualificada, aceito a crítica desse inquieto e provocativo analista da cultura pop. Mas, perdão Chico, Loki, que terminou a primeira temporada nesta quarta-feira (14/7), mostra o universo Marvel (MCU) em sua grande forma: surpresas de roteiro, trama envolvente, personagens carismáticos e a redenção de um vilão que vira herói. Tudo isso em seis episódios, que bateram recorde no Disney+ e garantiram uma segunda temporada para a atração.

É inegável que WandaVision, série indicada ao Emmy 2021, é uma produção que inova na linguagem: ao fazer uma carta de amor à televisão, passeia pelas diferentes décadas das sitcoms enquanto heróis e vilãos se estapeiam. Ótima produção que, mesmo assim, ainda está abaixo de Loki. Por quê? Loki é a produção de super-heróis em seu estado puro, com um protagonista passando pela jornada do herói (perdão, pela repetição) e concluindo com uma nova sub-franquia do MCU. Ou, alguém duvida que o personagem vai voltar em filmes vindouros da Marvel/Disney?

Loki

Mais do que isso, Loki cumpre sua premissa e expande o próprio MCU. Se WandaVision deu um “gostinho” do que seria a Fase 4, a nova série chutou o balde e abriu de vez as portas da Marvel para um cenário muito maior: as ameaças não são mais na Terra, estão no Universo inteiro… ou melhor, nos Universos, pois o Multiverso foi definido, explicado e apresentado nos episódios.

Para não dar nenhum spoiler, basta dizer que Loki entregou mais do que se esperava e soube aproveitar todos os ganchos para se manter viva no MCU.

Tudo isso, é claro, seria muito difícil sem as atuações de Tom Hiddleston como o personagem título e da outra dupla de protagonistas: Sophia Di Martino, como Sylvie, a versão feminina de Loki, e Owen Wilson, na pele do agente Mobius. Cada um, à sua maneira, adicionou elementos ao Loki que todos conheciam e contribuíram para a mudança de impressão sobre essa figura, a tornando ainda mais complexa e irresistível.

Loki, o seriado, é um convite ao que de melhor o mundo dos heróis pode oferecer. Ao invés da troca de sopapos (necessária) e de visões esterotipadas sobre bem e mal, os superpoderosos podem jogar uma lente de aumento sobre as falhas, medos e defeitos da própria humanide. E, assim, virarem produtos muito mais interessantes.

Avaliação: Ótimo

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?