metropoles.com

Crítica: Andor traz universo Star Wars sem fofura de Baby Yoda

Andor, nova série do Disney+, estreia nesta quarta-feira (21/9) e tem Diego Luna no papel do protagonista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Andor Cassian 2
1 de 1 Andor Cassian 2 - Foto: Divulgação

Logo nos primeiros minutos de Andor, nova série do Universo Star Wars para o Disney+, o público vê uma execução a sangue frio. Um tiro de blaster na cabeça de uma vítima rendida. A sequência marca a mudança pretendida pela nova produção, que se propõe a ser mais obscura e adulta que as outras já lançadas.

Na mais recente leva de produções Star Wars para o Disney+, o grande destaque é The Mandalorian e o inesgotável carisma de Grogu (ou Baby Yoda, para os íntimos). Andor, no entanto, vai para um outro lado: a leveza, esperança e certa “leveza” do faroeste mandaloriano fica de lado. Entram em cena uma galáxia sem esperança, assustada e na defesa contra um Império cada vez mais autoritário.

E para justificar o novo olhar proposto pelo showrunner Tony Gilroy, os dois primeiros episódios caminham lentamente. Mergulham em mostrar como Cassian Andor (sim, o mesmo de Rogue One) foi nutrindo seu ódio pelo Império. Miséria, exploração, subjulgação… tudo isso formatou o personagem.

Rogue One

Em Andor, o protagonista é visto cinco anos antes dos eventos de Rogue One. E Diego Luna entrega uma atuação que mostra toda a confusão que se passa na cabeça de Cassian e sua descrença no Império e na aliança rebelde. Se os dois primeiros capítulos andam com um ritmo mais contemplativo, a dupla de episódios seguintes tem o ar mais conhecido de uma aventura Star Wars – o Metrópoles teve acesso aos quatro primeiros dos 12 que serão lançados nesta primeira temporada.

Mesmo que alguns fãs torçam o nariz para uma narrativa não muito otimista ao modo da franquia, Andor se torna uma série interessante justamente por abordar toda a brutalidade e escuridão que o Império causou pela galáxia.

Há também a corrupção, o ciúmes, o sexo, todos elementos que ajudam Andor a vender a imagem de que é mais adulta que as outras produções. É nessa toada que a série chega e tenta se consolidar como um inverso de The Mandalorian, mas um oposto que busca o mesmo sucesso.

Avaliação: Ótimo

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?