metropoles.com

Como séries nacionais se tornaram fenômeno de audiência fora do Brasil

Séries nacionais como Pedaço de Mim, Sintonia e Cangaço Novo transformaram-se em sucesso de audiência internacional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/ Netflix
Cartaz de divulgação da terceira temporada da série "Sintonia" mostra os protagonistas Rita, Nando e Dôni - Metrópoles
1 de 1 Cartaz de divulgação da terceira temporada da série "Sintonia" mostra os protagonistas Rita, Nando e Dôni - Metrópoles - Foto: Divulgação/ Netflix

Cangaço Novo, Sintonia, De Volta aos 15, Bom Dia, Verônica e Irmandade são algumas das séries brasileiras que estouraram em audiência fora do país. Mais recentemente, Pedaço de Mim, série da Netflix, tornou-se uma verdadeira febre nacional e internacional, com trama dramática e elenco de peso, formado por Juliana Paes, Vladimir Brichta e Felipe Abib.

A mesma ideia segue Sintonia, que mostra, em suma, o dia a dia da população na periferia de São Paulo, em meio ao funk, drogas, violência e religião. A produção chegou ao 1º lugar do Top 10 Global de séries de língua não inglesa da plataforma.

6 imagens
Sintonia
Sintonia é a série brasileira mais vista na Netflix
Sintonia foi renovada para sua 4ª temporada
Sintonia
1 de 6

Sintonia alcançou o 1º lugar no Top 10 Global de séries de língua não-inglesa da Netflix

Helena Yoshioka/Netflix
2 de 6

Sintonia

Divulgação/ Netflix
3 de 6

Helena Yoshioka/Netflix
4 de 6

Sintonia é a série brasileira mais vista na Netflix

Helena Yoshioka/Netflix
5 de 6

Sintonia foi renovada para sua 4ª temporada

Helena Yoshioka/NETFLIX
6 de 6

Sintonia

Divulgação/ Netflix

Com um DNA verde e amarelo, que representa a realidade nua e crua do país, as produções conseguem levar ao resto do mundo o puro “suco” do Brasil. Mas o que um roteiro nacional precisa ter para estourar em audiência fora do país? Existe uma receita de bolo ou fórmula perfeita? Roteiristas de sucessos nacionais apontam que a autenticidade é um fator importante, mas há mais determinantes aí.

“Nos últimos anos, fala-se muito do conceito de ‘glocal’: uma história local, com apelo global. Não é um conceito novo, entretanto. São histórias que lidam com temas, localidades, culturas e pessoas tipicamente brasileiras, facilmente reconhecíveis para o nosso espectador. Ao mesmo tempo, possuem dramas e conflitos que são universais, ou globais”, inicia Elton de Almeida, roteirista de Segura Essa Pose, Lov3 e Samantha!.

Almeida ainda lembra que os assuntos das séries de sucesso representam o Brasil, mas não são exclusivos do país: “Sintonia e De Volta Aos 15, por exemplo, são séries de coming of age adolescente que falam de questões como amizade e amadurecimento, por exemplo, relacionáveis para jovens espectadores de diversos lugares no mundo — e por isso mesmo, usados à exaustão em produções teens de diversos países, principalmente nos EUA.”

Acredito que o movimento começa de dentro para fora, do local para o global. É essencial pensar em como contar histórias que refletem a realidade brasileira de maneira cada vez mais autêntica e inventiva.

Raul Perez, roteirista de Sintonia

Divulgação e alcance

Apesar dos elementos brasileiros, que Elton afirma não serem uma “receita de bolo”, o roteirista alega que o alcance da plataforma é fator relevante quando se fala no sucesso de uma produção.

“A Netflix ainda é o streaming que conta com mais assinantes e melhor capilaridade no mundo todo. Tem a habilidade de traduzir as séries nacionais e lançá-las em diferentes países ao mesmo tempo. Também possui mais dinheiro e infraestrutura para fazer o marketing destas produções”, finaliza.

Em contraponto, Juliana Araripe, roteirista de séries como Amor da Minha Vida, Homens e Pandêmicos, alega: “Em primeiro lugar, uma série boa tem excelentes personagens e uma ótima história. As pessoas gostam de boas histórias. Tecnicamente, precisa ter gancho e uma narrativa que desperte curiosidade e identificação.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?