metropoles.com

Como participação em Renascer abalou carreira de Taumaturgo Ferreira

Intérprete de Zé Venâncio na 1ª versão de Renascer, Taumaturgo Ferreira chegou a ser expulso do elenco e virou figura non-grata na Globo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Taumaturgo Ferreira
1 de 1 Taumaturgo Ferreira - Foto: Reprodução

Nem todo mundo se lembra, mas Taumaturgo Ferreira, íntérprete de Zé Venâncio na primeira versão de Renascer, foi demitido do folhetim por causa de embates com Benedito Ruy Barbosa, autor da obra. Em entrevista recente a Heloísa Tolipan, o ator lembrou o episódio e revelou que  briga teve efeitos permanentes em sua carreira.

“Até Renascer eu vinha numa ascendente na Globo, fazendo trabalhos de prestígio. Cheguei a ser chamado para três novelas ao mesmo tempo, de modo que eu podia escolher qual fazer. Nesta, do Benedito, eu era creditado com destaque na abertura: ‘Taumaturgo Ferreira como José Venâncio’”, lembrou.

“Daí (diante da demissão), a gente sente um baque. Fui sentindo os reflexos disso com o passar dos anos, já que isso foi afetando a minha carreira. Comecei a perceber que fui barrado no baile”, disse.

Segundo Taumaturgo, as divergências com Benedito se deram por discordâncias sobre o personagem. “Eu e o diretor, Luiz Fernando Carvalho, estávamos de acordo na composição do personagem, tanto no visual como em seu jeito. Entendíamos que como o personagem havia viajado, morado fora, ele não teria sotaque, o que faria um contraponto com o núcleo rural”, contou.

5 imagens
Renascer, versão original
Adriana Esteves em Renascer
Adriana Esteves em Renascer
A personagem foi vivida originalmente por Maria Luísa Mendonça
1 de 5

Tarcísio Filho, Marco Palmeira, Antonio Fagundes, Taumaturgo Ferreira e Marco Ricca

2 de 5

Renascer, versão original

Reprodução/Globo
3 de 5

Adriana Esteves em Renascer

Reprodução
4 de 5

Adriana Esteves em Renascer

5 de 5

A personagem foi vivida originalmente por Maria Luísa Mendonça

Foto: Reprodução

O ator, então, aboliu os “oxente” e os “painho” que vinham escritos no texto. “Eu não dizia, não por indisciplina, mas por uma questão de coerência. Ninguém me falou que eu devia, necessariamente, dizê-los”, contou

A gota d’água foi a decisão do ator de mudar algumas palavras do roteiro. “Numa gravação, porém, parece ter havido a gota d’água: Eu deveria dizer duas palavras escatológicas à mesa, na hora do almoço. Eu achava que aquele rapaz não as diria, em razão de ele ser educado”, explicou.

“Mesmo pressionado, a mantê-las, substituí por algo que mantivesse a ideia original. Talvez este tenha sido o estopim. Todavia, esse desligamento aconteceria, mais hora ou menos hora, já que, talvez, o autor estivesse descontente. O papel não era dos meus sonhos mas eu estava ali, jogando a regra do jogo”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?