Comentarista da CNN faz saudação nazista ao vivo e precisa se desculpar
Expresso CNN falava sobre uma mensagem postada pelo ministro Abraham Weintraub, que trazia de forma irônica a frase “Sieg Heil”
atualizado
Compartilhar notícia
O comentarista Lourival Sant’Anna, do noticiário internacional da CNN Brasil, pediu desculpas nesta quinta-feira (28/5) após reproduzir no ar uma saudação nazista. O Expresso CNN, telejornal da emissora, falava sobre uma mensagem postada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, que trazia de forma irônica a frase “Sieg Heil”, comemoração usada na Alemanha nazista.
O apresentador Caio Junqueira disse que não sabia pronunciar o termo em alemão e, por isso, Monalisa Perrone pediu que Sant’Anna explicasse as palavras, já que é correspondente em vários países e sabe outros idiomas.
Neste momento, o comentarista estendeu o braço, como na saudação comum na Alemanha nazista entre os anos 1930 e 1940, e pronunciou “Sieg Heil” (Salve a vitória) e “Heil, Hitler” (Salve Hitler), para explicar do que se tratava a frase citada pelo ministro da Educação.
Perrone logo chamou atenção do colega e pediu que ele explicasse o motivo de estar reproduzindo o gesto: “Eu repeti o gesto com o braço, foi um erro, não deveria ter feito isso. E peço desculpas a quem se sentiu ofendido”, disse o jornalista.
“Pois é, mas essa grandiosidade é de quem está atento às reações. Quando a gente acerta, a gente fica feliz. Quando a gente erra, a gente pede desculpa, tudo aceito”, emendou Monalisa. Junqueira completou: “Todos sabemos sabemos muito bem que se trata do nazismo, um dos maiores males do século 20, senão o maior”.