Cinco filmes nacionais para refletir sobre o Dia da Consciência Negra
As produções estão disponíveis em serviços de streaming como a Amazon Prime Video, Globoplay e Now
atualizado
Compartilhar notícia
O Dia da Consciência Negra, comemorado neste sábado (20/11), convida a população a refletir sobre temas como o racismo estrutural e o genocídio do povo negro no Brasil. O cinema nacional possui importantes longas-metragens que dão visibilidade às potências criativas, intelectuais e sociais da população negra.
O Metrópoles selecionou cinco ótimas produções, todas disponíveis nos serviços de streamings, para os cinéfilos interessados em visitar essas obras representativas. Confira:
Com direção de Jeferson De, Doutor Gama é baseado na biografia de Luiz Gama, um dos personagens mais importantes da história brasileira: homem negro que utilizou as leis e os tribunais para libertar mais de 500 pessoas escravizadas. O longa, distribuído pela Elo Company, acompanha três fases de Luiz Gama, interpretado por Pedro Guilherme na infância; Angelo Fernandes, na juventude; e César Mello, na vida adulta. Disponível no Globoplay.
Veja o trailer
Com direção de Ary Rosa e Glenda Nicácio, Café com Canela se passa no recôncavo da baiano e conta a história de Margarida, isolada pela dor da perda do filho, e Violeta, que encara adversidades do dia a dia e traumas do passado. Quando as duas se reencontram inicia-se um processo de transformação, marcado por visitas, faxinas e cafés com canela, capazes de despertar novos amigos e antigos amores. Disponível no Amazon Prime Video, Now e Vivo Play.
Veja o trailer
O documentário Mussum, Um filme do Cacildis conta a trajetória do músico e comediante da trupe de Os Trapalhões. Com direção de Susanna Lira, o longa acompanha os passos do comediante desde que entrou como vocalista do grupo Os Originais do Samba até chegar a brilhar na TV, cinema e teatro – sempre ao lado dos companheiros Dedé, Didi e Zacarias. Disponível no Now e Vivo Play.
Veja o trailer
Dirigido por Daniel Filho, O Silêncio da Chuva traz Lázaro Ramos e Thalita Carauta em um thriller policial. Na trama, delegado e investigadora tentam solucionar a morte de um executivo, encontrado baleado sentado ao volante do carro. O filme se passa no bairro da Urca, no Rio de Janeiro, e conta ainda com Guilherme Fontes e Cláudia Abreu. A produção tem produção da Lereby e coprodução da Globo Filmes. Disponível no Globoplay, Apple TV, YouTube e Now.
Veja o trailer
Diários de Classe acompanha o cotidiano de três mulheres – uma jovem trans, uma mãe encarcerada e uma empregada doméstica –, estudantes de centros de alfabetização para adultos em Salvador. Dirigido por Maria Carolina e Igor Souza, o filme se aprofunda no dia a dia dessas personagens, revelando suas tentativas diárias de contornar o apagamento sistemático de suas existências. Disponível no Now.