Nos anos 1980, o politicamente correto não era o forte das produções televisivas. A nudez aparecia livremente. As capas de discos das trilhas sonoras de novelas usavam e abusavam de fotos sensuais, para não dizer explícitas. Algumas, inclusive, pareciam feitas para fitas pornôs – um artigo jurássico das eras pré-XVideos.
Um exemplo disso é a capa do disco de “Um Sonho A Mais” (foto principal), escrita por Daniel Más, que era exibida às 19h no ano de 1985. Contou com Marco Nanini, Edson Celulari, Cissa Guimarães e outros nomes de peso. Na trama, Ney Latorraca foge das acusações de assassinato assumindo diversas personalidades.
Nos tempos atuais, as capas de discos enfrentariam dois problemas. Primeiro, quem ainda compra discos? Segundo, o uso da nudez feminina como isca para atrair consumidores é debate constante de militantes feministas, que apontam nessa prática uma reprodução de preceitos machistas.
Confira algumas capas de discos que causariam rebuliço nos dias atuais:
5 imagens
1 de 5
De Quina pra Lua: Entre 1985 e 1986, a novela das 18h contou com Agildo Ribeiro, Elizabeth Savalla, Hogo Carvana e Paulo Betti. A trama principal gira em busca de um cartão premiado da loteria que fora roubado de um defunto. No álbum internacional, músicas como "Saving All My Love For You", de Whitney Houston compõe a trilha sonora.
Reprodução
2 de 5
Tieta: No último ano da década de 1980, vai ao ar a novela de Agnaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn. A polêmica já começou na abertura, com a nudez de Isadora Ribeiro, e continuava pela trama. No disco, a música de mais sucesso é "Tieta" de Luiz Caldas e "Meia Lua Inteira", de Caetano Veloso.
Reprodução
3 de 5
Sassaricando: Exibida entre novembro de 1987 e 1988 no horário das 19h, a telenovela foi escrita por Sílvio de Abreu. O tema principal foi a participação das mulheres no mercado de trabalho. No elenco estavam Cláudia Raia, Paulo Autran, Eva Wilma, Alexandre Frota e Maetê Proença. No disco internacional, a música tema de Tancinha (Cláudia Raia) era "Paradise is Here", de Tina Turner.
Reprodução
4 de 5
Vereda Tropical: Escrita por Carlos Lombardi, a novela foi ao ar entre julho de 1984 e fevereiro de 1985 - no horário das 19h. A protagonista era Lucélia Santos, que vivia Silvana, envolvida em um triângulo amoroso com Luca (Mário Gomes) e Marco (Paulo Betti). O tema de abertura "Vereda Trocial" é de Ney Matogrosso. A música "Nem o Pobre Nem o Rei", de Gonzaguinha, também fez parte da trilha.
Reproduçção
5 de 5
A Gata Comeu: Em 1985, a novela de Ivani Ribeiro foi ao ar com a história de Jô Penteado, que sempre acaba o noivado com seus pretendentes. No disco internacional, "Crazy for You", da Madonna era tema da personagem Alice.