metropoles.com

Cinco anos da morte de Chico Anysio. Relembre 10 personagens marcantes

Um dos maiores humoristas do país, ele criou mais de 200 personagens e fez história na televisão, no rádio, cinema e em livros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Kácio Pacheco/Metrópoles
WhatsApp Image 2017-03-23 at 18.40.03
1 de 1 WhatsApp Image 2017-03-23 at 18.40.03 - Foto: Kácio Pacheco/Metrópoles

Chico Anysio foi um dos maiores humoristas da história do país. Com notável dom para a comunicação, começou a atuar como radialista na infância ao lado de outro ícone, Silvio Santos. Na TV, começou na década de 1950, na TV Rio e teve o primeiro programa aos 28 anos, o “Chico Total”.

Nesta quinta (23/3), completam cinco anos da morte do criador de mais de 200 personagens cômicos. Humorista, comentarista, compositor, escritor, pintor, radialista e roteirista, Chico faleceu aos 80 anos por falência múltipla de órgãos. Em sua homenagem, selecionamos 10 personagens marcantes de sua carreira.

Rede Globo

Alberto Roberto
O personagem, um ator e apresentador, se considerava um símbolo sexual. Acabava sempre querendo aparecer mais que os convidados do seu programa ou que as estrelas com quem contracenava. A touca de renda, o bigodinho e fala sedutora são inesquecíveis.

Reprodução

Azambuja
Ex-jogador de futebol, Paulo Maurício Azambuja aplicava golpes com o parceiro Linguiça (interpretado pelo grande Wilson Grey). O personagem malandro era conhecido pelo jargão “Tô contigo e não abro”.

Rede Globo

Bento Carneiro, o Vampiro Brasileiro
Bento era um vampiro caipira que morava em um castelo e anunciava-se como “aquele que vem do aquém do além, adonde que véve os mortos”. Era conhecido pelo bordão “Minha Vingança será malígrina!”

Reprodução

Coalhada
Jogador de futebol perna-de-pau, Coalhada precisava sempre se defender de torcedores e comentaristas. Aparecia em cena acompanhado do empresário Bigode.

Reprodução

Jovem
Jovelino Venceslau era um adolescente rebelde que costumava usar muitas gírias em suas conversas. Odiava os cuidados da mãe e vivia muitas confusões ao lado do amigo Cabuça. Também achava que o fato de ser jovem justificava qualquer de suas atitudes.

Rede Globo

Justo Veríssimo
Político que odiava a população pobre, gostava de viver na vida mansa por meio do dinheiro público. Era assumidamente corrupto e costumava dizer que “foi pobre, mas honrado nunca!”. Usava o bordão “odeio pobre!”, o que dizia de boca cheia..

Reprodução

Nazareno
Era um personagem machista que não tinha o menor pudor em insultar a esposa Sofia, mulher muito feira. Aio mesmo tempo, se derretia em elogios à empregada bonitona. Popularizou o bordão “Caaa-la-da!”, com o qual silenciava a coitada da esposa.

Reprodução

Painho
Nascido na Bahia, Ruy de Todos os Santos, o Painho, era um pai de santo gay. Medium, vidente e espiritualizado, ele interpretava os búzios e fazia despachos para figuras ilustres. Era conhecido também pelo seu constante cansaço: “Ai, tô morta!”

ReproduçãoPantaleão
Aposentado que passava o dia inteiro em sua cadeira de balanço contando histórias mentirosas. Para não dar margem às dúvidas das pessoas, ao fim da narrativa perguntava à mulher: “É mentira, Terta?”. E ela respondia: “Verdaaade”.

Reprodução

Professor Raimundo
O professor de nível médio mal remunerado é o principal personagem de Chico. Da escolinha comanda por Raimundo surgiram grandes humoristas, como Pedro Bismarck e Tom Cavalcante. Dono dos jargões “e o salário, oh!” e “é vapt-vupt”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?