Candango: Memórias do Festival está disponível no streaming
O filme Candango: Memórias do Festival, dirigido por Lino Meireles, está disponível no Claro TV+ (NOW), Vivo Play e Oi Play
atualizado
Compartilhar notícia
Há 58 anos, a sétima arte ganhou um espaço especial no coração do Brasil. Foi em 1965, um ano após o começo da ditadura militar no país, que nasceu o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB) como um pequeno espaço de liberdade e expressão em meio à censura. A história de um dos principais eventos cinematográficos nacionais foi contada no filme Candango: Memórias do Festival, que agora está disponível nos serviços de streaming. A produção pode ser encontrada no Claro TV+ (NOW), Vivo Play e Oi Play.
O longa dirigido por Lino Meireles, produzido pelo Metrópoles com co-produção da Ligocki Entretenimento, foi lançado em 2020 e apresenta uma versão afetiva de mais de cinco décadas de festival. Para contar a história do FBCB, ele reuniu diretores, atores, organizadores e artistas de outras áreas que passaram pela disputa pelo troféu Candango.
A produção conquistou três prêmios no festival ao qual faz homenagem, que, na época, foi realizado on-line por causa da pandemia de Covid-19. Na ocasião, ele foi eleito o Melhor Documentário de Longa-metragem da Mostra Brasília, recebeu o prêmio Marco Antônio Guimarães, concedido ao filme que melhor utilizou material de pesquisa do cinema brasileiro, e foi campeão na categoria de Júri Popular como Melhor Longa-Metragem da Mostra Brasília.
“Uma das coisas mais importantes para este filme é o interesse do público, pois a mensagem dele, de resistência e de persistência do cinema brasileiro, tem de se espalhar”, declarou o diretor.
Agora, no ano em que faria sua 55ª edição, o evento tem chances de sequer acontecer. “A história do Festival de Brasília é a história do cinema brasileiro a partir de 1964. Um legado de resistência cultural e artística. Estou surpreso que o Festival deste ano corre o risco de não acontecer. Até hoje o edital não foi publicado”, alerta Lino Meireles.