Canais de notícia somam 0,18 ponto de audiência na TV paga em novembro
Levantamento revela que a soma de GloboNews, CNN Brasil, Jovem Pan News, Band News e CNBC dá traço de audiência
atualizado
Compartilhar notícia
Os principais canais de notícia na TV por assinatura do Brasil tiveram um novembro desastroso no Ibope. Segundo levantamento da Kantar IBOPE Media, a soma das 5 emissoras resultou em 0,18 ponto no Painel Nacional de Televisão (PNT).
O resultado mostra a crise de audiência dos canais de notícia. No mercado, qualquer número abaixo de 0,4 ponto é considerado traço de audiência – quando o próprio software de medição tem dificuldades de aferir o resultado devido à baixa presença de público.
A GloboNews registrou 0,11 ponto em novembro. Na sequência, aparecem empatadas Jovem Pan News (0,03) e a CNN Brasil (0,03). Em último lugar, aparece a Band News (0,01). A Times Brasil CNBC nem mesmo teve resultados registrados.
Setor em crise
Recentemente, o Metrópoles noticiou que em todo 2024 os números dos canais de notícia são ruins. No acumulado do ano, até o mês de dezembro, GloboNews, Jovem Pan News, CNN Brasil e Band News somaram menos de 0,6 ponto de média de audiência.
O mercado das televisões por assinatura, onde operam os canais de notícia, está em queda nos últimos 10 anos no Brasil. Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mostram que o número de assinantes caiu pela metade – de 2014 para 2024, a redução foi de 51%
A CNBC norte-americana, que licençou a marca no Brasil, também enfrenta graves problemas. A emissora norte-americana está de saída do grupo NBC Universal.
A CBNC vai passar a operar fora do guarda-chuva da NBC Universal. O conglomerado de mídia Comcast decidiu tirar os canais a cabo do grupo e criar uma nova empresa, com nome provisório de SpinCo. O grupo reúne as emissoras MSNBC, CNBC, USA Network, Oxygen, E!, Syfy and Golf Channel, além dos sites Rotten Tomatoes, Fandango, GolfNow e SportsEngine.