Cade investiga Globo por monopólio na transmissão do Brasileirão
A intenção do Cade é verificar se a Globo impede outras empresas de comprar jogos do futebol brasileiro
atualizado
Compartilhar notícia
O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) instaurou uma investigação contra a Globo e notificou todos os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro e outros 13 da Série B para que entreguem, até o próximo dia 31, detalhes dos contratos fechados com a emissora para a transmissão do torneio.
O órgão deseja saber se a emissora privilegia times em valores e impede negociações e transmissões de outros grupos de mídia. Segundo a Folha de S. Paulo, caso os clubes se neguem a prestar esclarecimentos, eles podem pagar uma multa de R$ 5 milhões.
O Cade também notificou a Warner Bros. Discovery e solicitou o detalhamento dos contratos que a empresa teve com clubes brasileiros até 2021. Em uma reunião recente com o órgão, a Warner afirmou que deixou de transmitir a liga nacional por conta de situações criadas pela Globo nos bastidores.
A investigação sobre o possível monopólio estava paralisada desde 2021. O Cade retomou o inquérito em um período no qual se discute renovações de transmissão televisivas com a Globo.