Brasiliense Jhona Burjack brilha como Lúcio em Éramos Seis
O ator nascido no Gama é uma das estrelas da fase final da novela das 18h
atualizado
Compartilhar notícia
Quem acompanha a novela das 18h da TV Globo, Éramos Seis, notou desde o começo da segunda fase um novo rosto na telinha, interpretando o apaixonado e idealista Lúcio. Inicialmente encantado por Isabel (Giullia Buscacio), o rapaz se entregou de corpo e alma à política após o fracasso do namoro e colocou a vida em risco em manifestações contra o governo de Getúlio Vargas. Com a guerra entre paulistas e governistas, o filho de Virgulino (Kiko Mascarenhas) e Genu (Kelzy Ecard) assume um posto de comando na frente de batalha, como segundo sargento, e terá muita importância na reta final da trama. O nome do ator? Jhona Burjack, um brasiliense que faz sua estreia na televisão em grande estilo.
Cria do Gama
Nascido e criado no Gama, região administrativa do Distrito Federal, Jhona conta que o sobrenome – de origem paterna – tem raízes polonesas. Os pais, aliás, são motivo de orgulho e admiração para o intérprete de Lúcio.
“Vim de uma família humilde. Meu pai é pedreiro e minha mãe trabalha como caixa de supermercado. Nunca pensei que me tornaria um artista. Queria ser arquiteto”, revela o jovem ator, de 25 anos. Os planos, porém, mudaram quando ele conheceu o grande amor de sua vida, Gabriela Pires, modelo internacional e sua namorada desde os 15 anos. Os caminhos que os dois seguiram o levaram a Éramos Seis.
“Sempre estudamos juntos. Quando ela terminou o ensino médio, queria ir para fora, ser modelo no exterior. Mas isso significaria o fim do nosso namoro. Então, me pediu para acompanhá-la à agência para cancelar uma viagem à Europa. Quando chegamos, o dono da agência me achou com pinta de modelo, fez umas fotos que repercutiram e logo mandaram a gente para morar em Milão, na Itália”, conta Jhona.
O convite para Éramos Seis
O rapaz confessa que não curtia o universo da moda, mas foi graças a ela que surgiu a oportunidade de trabalhar na TV Globo. Após passar por cidades como Nova York, Londres e Paris, Jhona foi visto em um comercial por um produtor da emissora e convidado para fazer um teste em Amor de Mãe, atual trama das 21h.
“Como houve um adiamento da novela, voltei para o exterior. Então, me chamaram para fazer um teste em Éramos Seis e fui aprovado. E cá estou, como Lúcio”, lembra o ator, que não pretende deixar a carreira de modelo de lado. “Depois que terminar as gravações, devo voltar para Nova York, onde estava morando. Minha namorada está me esperando lá, mas eu penso em continuar atuando sempre que surgir uma oportunidade legal”, adianta.
Em relação à fama por aparecer em uma novela da TV Globo, Jhona garante que nada mudou em sua vida. Alterações apenas no ritmo de vida. “Agora está mais corrido, completamente diferente da época de modelo, pois eu tenho que gravar muito. Mas a fama não mudou nada. Eu faço o que quero. Vou à padaria e ao cinema do mesmo jeito. Eu só fico mais feliz porque agora também tenho a profissão de ator”, afirma. Um filho atencioso, ele quer realizar um grande desejo de sua mãe. “Sempre que posso, ajudo meus pais. Mas meu grande sonho é comprar uma casa, pois eles vivem num apartamento alugado. Se um dia eu tiver oportunidade, farei isso por ela”, revela.
Final emocionante
Quanto à novela, tudo indica que Lúcio terá uma grande participação na reta final da trama. A personalidade forte do rapaz o levou a ser designado como segundo tenente, à frente de um pelotão de soldados paulistas na guerra contra as forças do governo de Getúlio Vargas. Seu poder o leva a dar ordens a Alfredo (Nicolas Prattes), Tião (Izak Dahora) e Osório (Nicola Siri), por exemplo. A certa altura, Lúcio será ferido e conduzido para um hospital. Inês (Carol Macedo), enfermeira, irá cuidar dele com todo o carinho, o que levará ao nascimento de uma paixão.
Com o fim da guerra e a volta de todos para casa, um fato marcante vai acontecer: Inês vai descobrir que está grávida de Alfredo, a quem entregou a virgindade durante o conflito. O filho de Lola (Gloria Pires), contudo, não ficará em São Paulo por muito tempo. Decidido a ter uma vida livre, decidirá ser marinheiro e vai embarcar um navio, no qual sairá pelo mundo. Grávida, a jovem entrará em desespero. Será aí que Lúcio mostrará ser vital para a moça. Apaixonado, ele não só vai se prontificar a assumir a paternidade do bebê que ela espera, como a pedirá em casamento. “Ele começa a gostar muito da Inês e os dois vão viver uma relação muito bonita”, finaliza Jhona. Enfim, uma bela estreia. Que venham outras novelas!