BBB23 terá difícil missão de equilibrar desejo por tretas e o cancelamento
O BBB23 estreia na segunda-feira (16/1), e terá 22 participantes responsáveis por protagonizar uma nova história de 100 capítulos
atualizado
Compartilhar notícia
A edição 22 do Big Brother Brasil provou, acima de tudo, que o público do mais famoso reality show do país não quer ligar a televisão para assistir paz, amor e amizade. Mas, sim, muita confusão, briga e barraco. Tiago Abravanel, por exemplo, foi definido como “inimigo do entretenimento” após sua atuação no programa, marcada por músicas para acalmar os ânimos e discursos contra as tretas inevitáveis. Isso liga o sinal de alerta para a edição 23, que estreia nesta segunda (16/1).
Já o BBB21 rendeu para alegria do público. A “bolha da confusão” formada por Karol Conká, Lumena, Lucas Penteado, Juliette Freire e Gil do Vigor fez com que a edição se tornasse a mais vista dos últimos 11 anos.
O BBB23, por sua vez, chega com uma missão. Mesmo que o público mostre cada vez mais que gosta de uma confusão, as últimas edições confirmaram que os telespectadores suportam cada vez menos as brigas que envolvem racismo, humilhação, agressão, intolerância religiosa, xingamentos e por aí vai. No BBB21, Karol Conká saiu da casa odiada pelo público, e sofreu um cancelamento intenso após barraco com Lucas Penteado. No BBB22, a história se repetiu: Jade Picon deixou a casa com a imagem estremecida por conta de seu jeito apontado como soberbo e a forma com que tratava Arthur Aguiar.
No BBB23, os confinados Gabriel, Paula, Aline Wirley, Cezar, Brunha Griphao, Gustavo, Fred, Larissa Santos, Ricardo Camargo, Domitila Barros, Antonio “Cara de Sapato” Jr., Sarah Aline, Fred Nicácio, Key Alves, Marília, Cristian, Marvvila, Bruno, Tina, Gabriel Santana, Amanda e MC Guimê terão que conseguir um delicado equilíbrio, entre promover barracos, mas não ofender nenhum direito humano – como gostam de brincar os usuários do Twitter.
Atuação da Globo
Não só os participantes, mas a Globo precisará ter uma atuação intensa quando o assunto é controlar os ânimos de seus participantes. A Record TV, por exemplo, viu sua 14ª edição de A Fazenda flopar por conta das excessivas brigas que envolviam agressão, xingamentos e muita humilhação.
No reality show rural, a emissora foi cobrada uma série de vezes por deixar que seus participantes chegassem em níveis altos de estresse, o que resultava em agressão, expulsão e desistências. O resultado? A Fazenda 14 teve a mais baixa audiência de todas as edições do programa.
Novidades do BBB23
A dinâmica deste ano recebe mais alguns elementos extras. A chegada do Poder Coringa, uma espécie de “card do poder”, dá vantagem a um jogador toda semana. Forte candidato a se tornar um dos trunfos mais disputados da edição, o recurso pode apimentar a corrida pelo primeiro lugar do BBB23.
Funciona como um leilão: antes das compras, um benefício diferente no jogo aparece à disposição dos confinados. São várias as possibilidades, mas apenas um participante pode usufruir do poder. Dentro do confessionário, cada confinado determina quantas estalecas – poucas, muitas, todas? – está disposto a pagar para arrematar o privilégio. Ao final dos lances, o resultado é divulgado para todos.
Na estratégia, vale de tudo: corrida para ver quem entra antes no confessionário, blefe sobre ter dado mais ou menos estalecas, segredo sobre o lance… Resta saber até onde os participantes vão em busca do poder.
Nesta temporada, o quarto do líder terá uma vantagem a mais: agora também se encontra uma grande central de controle. Nela, o todo-poderoso pode acessar, de maneira limitada e pré-determinada, diversos comandos que possibilitam uma visão privilegiada do jogo. Dentre eles, assistir ao que acontece no restante da casa com áudio; descobrir o total de votos que recebeu até então; e a possibilidade de despertar os participantes na hora que desejar.
Além disso, o participante que sai do jogo tem uma última chance de abrir o verbo. Pela primeira vez, o eliminado pode deixar um recado em vídeo para alguém que ainda está na disputa. O vídeo é endereçado e exibido na tela da casa, diante de todos os confinados. Se vai ser uma bomba, um conselho, um alerta, um veneno ou até mesmo uma informação duvidosa que pode prejudicar o jogo do rival, só descobriremos após a primeira eliminação.