metropoles.com

Atriz que fez Dona Florinda combate fake news, critica polarização e cita Lula

Atriz de Chaves e viúva do criador da série, Florinda Meza virá ao Brasil para evento sobre educação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
A atriz mexicana Florinda Meza em entrevista a jornalistas brasileiros - Metrópoles
1 de 1 A atriz mexicana Florinda Meza em entrevista a jornalistas brasileiros - Metrópoles - Foto: Reprodução

Prestes a vir ao Brasil, a atriz Florinda Meza, eterna Dona Florinda de Chaves, está ansiosa para conhecer pessoalmente a maior comunidade de fãs da série mexicana no mundo. Atração do Educa Fest, que será realizado em abril, a artista de 74 anos se preocupa com a desunião das pessoas e torce para que o governo Lula possa desfazer a polarização política.

Por vídeo, Florinda atendeu a imprensa brasileira na última segunda-feira (13/2) e falou sobre uma de suas principais causas em 2023: o combate às fake news. Preocupada com a proliferação de mentiras nas redes sociais, a atriz se engaja pela verdade, e a educação, tema central do evento do qual participará em São Paulo e no Rio de Janeiro, é uma das formas de conscientizar a população.

8 imagens
Florinda Meza
Florinda Meza
Florinda Meza e Roberto Gómez Bolaños
Florinda Meza e Roberto Gómez Bolaños oficializaram a união em 2004
Roberto Gómez Bolaños e Florinda Meza trabalharam em Chaves, Chapolin e Programa Chespirito
1 de 8

A atriz mexicana Florinda Meza em entrevista a jornalistas brasileiros

Reprodução
2 de 8

Florinda Meza

Instagram/Reprodução
3 de 8

Florinda Meza

Reprodução/Estrela Latina
4 de 8

Florinda Meza e Roberto Gómez Bolaños

Reprodução
5 de 8

Florinda Meza e Roberto Gómez Bolaños oficializaram a união em 2004

Reprodução
6 de 8

Roberto Gómez Bolaños e Florinda Meza trabalharam em Chaves, Chapolin e Programa Chespirito

Reprodução
7 de 8

Bolaños faleceu em 2014, em decorrência de uma insuficiência respiratória

8 de 8

Em Chaves, Florinda Meza interpretou Dona Florinda e Popis

Reprodução / Televisa

“Acho que todos nós fomos vítimas de calúnias alguma vez. Nas redes sociais, é terrivelmente ruim porque são anônimas e destroem uma pessoa. Até os veículos de comunicação, por exemplo, mentem sobre mim e fica por isso, porque eles têm a obrigação de investigar”, afirma Florinda Meza ao Metrópoles.

Desde o início de seu relacionamento com Roberto Gómez Bolaños, criador de Chaves, em 1977, a intérprete de Dona Florinda e Popis é alvo de mentiras e boatos, como o de que teria sido pivô da separação do elenco do humorístico e proibido qualquer pessoa de visitar o túmulo do marido, que morreu em novembro de 2014.

“Há mentiras necessárias, mas há mentiras mais perigosas, calúnias que destroem a moral, as profissões e as pessoas. Isso é imperdoável. A verdade é uma luz muito pequena em meio a tanta escuridão. A única coisa que eu pediria às pessoas é: vejam a luz, este fósforo aceso no mundo de escuridão”, sugere a artista.

Lula “tem ideia de união e concordância”, diz Florinda Meza

As fake news provocaram o aumento da polarização política no México e no Brasil, na avaliação de Florinda Meza. Ela acredita que o terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja capaz de pacificar a sociedade.

“É triste, porque não escutamos uns aos outros, talvez por isso o México esteja tão polarizado. Por isso Brasil está tão polarizado. Agora vocês têm um presidente que tem uma ideia mais de união e concordância. Tomara que isso possa uni-los, porque são um grande povo. Ninguém se entende polarizado. Devemos estar todos de mãos unidas”, torce.

A dois meses do Educa Fest, Florinda já lamenta a falta de tempo para conhecer melhor o Brasil. Com o elenco de Chaves, visitou parte da Amazônia na fronteira com o Peru, na década de 1970, e as Cataratas do Iguaçu e a usina de Itaipu, nos anos 80, antes de a série estrear no SBT. Em 2015, ela veio participar do Programa do Ratinho. Agora, a “mãe de Quico” se aproximará dos fãs que a acompanham há mais de 30 anos.

“Não terei tempo, mas gostaria de conhecer mais de um país tão rico e versátil como o Brasil. É incrível que no mesmo país há a Amazônia e esse clima, mas há montanhas e faz frio! É rico em tudo: no solo, na flora, na fauna. Tão rico quanto o solo é o povo, muito caloroso. Há muitos problemas, há pobreza extrema, há problemas políticos, mas há o Carnaval, em que pessoas que nem se conhecem se unem. Sabem levar a vida, mesmo com altos e baixos, com alegria, música e dança. Para mim, esta viagem é emocionante”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?