Faustão em série, ator escolheu engordar para não usar barriga falsa
Herton Gustavo Gratto engordou mais de 20 quilos para interpretar Faustão na série O Rei da TV, sobre Silvio Santos
atualizado
Compartilhar notícia
Na segunda temporada de O Rei da TV, lançada pelo Star+ nesta quarta-feira (29/3), Silvio Santos tem um novo rival: Fausto Silva. A série sobre o dono do SBT mostra o início da guerra de audiência aos domingos.
Ator escolhido como titular do Domingão do Faustão, Herton Gustavo Gratto sempre foi o típico garoto gordinho, mas também se acostumou a ganhar e perder peso em seus trabalhos. Para viver Fausto Silva, ele se dispôs a fazer sua mudança corporal mais drástica em plena pandemia.
“Quando me convidaram eu pesava 95 quilos. Senti que precisava de mais estofo para ter aquele peso de personalidade e imponência do Faustão, e por conta própria ganhei mais 5 quilos. Passei por 3 testes para conquistar o papel e decidi engordar mais 20 quilos para compor a personagem”, conta Herton em entrevista exclusiva ao Metrópoles.
O ator revela que foi sugerido o uso de uma barriga falsa, porém ele recusou o artifício e topou engordar mais 20 quilos: “Um assistente chegou a falar: ‘Qualquer coisa, a gente usa enchimento’. Falei: ‘Não, quero imprimir verdade’. Fazer o Faustão é muito desafiador, não me acho parecido fisicamente, não o imito, e a proposta era justamente não ser um imitador, mas alguém que captasse a energia do personagem”.
Corpo livre e gordofobia
O papel de Faustão em O Rei da TV potencializou ainda mais a relação de Herton com seu corpo. O ator de 35 anos se sente mais livre para se colocar à prova em outros papéis inéditos em sua carreira.
“Não quero de forma nenhuma romancear o sobrepeso, mas acho importante dizer que estar acima do peso nunca foi impedimento para mim, nem com 95 quilos, nem quando cheguei a 130. Sempre tive um corpo muito vivo, muito pulsante, muito ágil. Depois de viver o Faustão, quero fazer um lutador ou um bailarino Não que eu não possa fazer gordo. Eu posso, mas fiquei motivado a me desafiar em outras fronteiras”, diz.
Depois de viver Fausto Silva, o ator protagonizou o curta-metragem A Pele Que Não Vestia, que aborda gordofobia e LGBTfobia, e levará ao teatro a peça Ensaio Sobre a Perda, que criou e encenou pela internet durante a pandemia, com direção de João Fonseca.