Ator descobre autismo após interpretar personagem com o transtorno
Victor Ferreira faz parte do elenco de Use Sua Voz, série da HBO Max, e falou sobre diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA)
atualizado
Compartilhar notícia
O curitibano Victor Ferreira faz parte do elenco de Use Sua Voz, série da HBO Max, e descobriu ser autista ao interpretar o personagem Arthur, diagnosticado com o transtorno na produção. O ator explica como tudo aconteceu.
“Eu e o Arthur temos muitas coisas em comum, e foi por meio dessas afinidades que descobri meu diagnóstico de autismo, altas habilidades e superdotação. Eu já suspeitava, mas só tive coragem de ir atrás de profissionais após ter a oportunidade de compreender um pouco mais sobre o TEA [transtorno do espectro autista]. Por isso, tenho muito a agradecer a esse personagem”, contou o ator.
O TEA se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, bem como por uma gama estreita de interesses e atividades únicas para o indivíduo —geralmente, realizadas de forma repetitiva.
“Eu sou autista. E, quando você assiste o Arthur, percebe que ele é um personagem muito diferente de mim. Mas isso é porque o autismo se expressa de formas diferentes para cada tipo de pessoa dentro do espectro”, lembrou Victor.
Nas redes sociais, o artista também comentou sobre a descoberta do autismo e revelou o medo de não ser selecionado para novos trabalhos por causa do diagnóstico.
“Como ator, conversei com outras pessoas sobre o diagnóstico e como isso poderia me comprometer de um jeito ruim dentro do mercado de trabalho, mas acabei descobrindo que vários outros atores, cineastas e atrizes com quem trabalhei também estão dentro do TEA, mas não falam sobre pelo mesmo medo de como o mercado e as pessoas vão receber isso”, completou.