Ator de Pequena Miss Sunshine, Alan Arkin, morre aos 89 anos
O ator Alan Arkin ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo papel em Pequena Miss Sunshine
atualizado
Compartilhar notícia
Alan Arkin morreu nesta sexta-feira (30/7), aos 89 anos. O ator é conhecido por papéis como o de Edwin Hoover, em Pequena Miss Sunshine, pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 2007.
A informação foi confirmada pelos filhos do ator, Adam, Anthony e Matthew, à People. “Nosso pai era uma força da natureza talentosa e única, tanto como artista quanto como homem. Um marido amoroso, pai, avô e bisavô, ele era adorado e sua falta será profundamente sentida”, declararam em nota.
Relembre a história de Alan Arkin
O ator nasceu em 26 de março de 1934 no Brooklyn, em Nova Iorque. Ele cresceu em Los Angeles e fez diversas faculdades, mas desistiu de pelo menos três delas.
Os primeiros passos nos palcos foram com o grupo folk Tarriers, mas logo ele começou a se aventurar na comédia e participou da trupe de improviso Second City. Em 1961, estreou na Broadway como parte do elenco de From the Second City, e voltou em 1963 com Enter Laughing.
Dos teatros, ele foi para a televisão e para o cinema e reúne mais de 100 aparições em filmes. Na lista estão Edward Mãos de Tesoura, Havana, Marley e Eu e Despedida em Grande Estilo.
Pelo trabalho como ator, ele foi indicado ao Oscar quatro vezes e venceu em 2007 pela interpretação de Edwin Hoover em Pequena Miss Sunshine.
A atuação mais recente de Alan Arkin foi a série O Método Kominsky, na qual interpretava Norman Newlander. Ao lado de Sandy Kominsky (Michael Douglas), o personagem enfrentava alegrias e desafios da velhice. A produção está disponível na Netflix.