Assinantes se revoltam e acusam o Globoplay de “propaganda enganosa”
Assinantes do Globoplay ameaçam cancelar assinatura e pedir reembolso caso o streaming não disponibilize os capítulos finais de Terra Amarga
atualizado
Compartilhar notícia
Brincar com a paixão de noveleiros nunca é uma boa decisão, e quem está provando o dissabor de desagradar esse público é o Globoplay. A plataforma tem apostado no sucesso mundial de novelas turcas e adicionou várias ao seu catálogo recentemente, mas uma das produções está gerando revolta nos assinantes, que acusam o streaming de propaganda enganosa e ameaçam cancelar a assinatura do serviço no site Reclame Aqui, que reúne denúncias de consumidores.
A polêmica gira em torno de Terra Amarga, novela turca que chegou ao Globoplay em março, com a promessa de que seriam disponibilizados 15 capítulos semanais. O problema é que, desde o dia 6 de junho, a empresa do Grupo Globo não libera novas cenas, e deu a produção como “completa” mesmo sem os últimos 28, dos 141 episódios totais da trama.
Assistir a 113 capítulos para só depois descobrir que a plataforma não pretende disponibilizar o fim da novela, revoltou os assinantes, que rechearam as redes sociais de críticas e questionamentos. “Cadê o final de Terra Amarga, Globoplay?”, perguntou uma usuária do Twitter. “Minha mãe assistiu o maior tempão para não ver o final, revoltante”, lamentou outra. “O jeito é cancelar a assinatura e pedir o reembolso do dinheiro que paguei, Globoplay não respeita os assinantes”, pontuou outra.
“Propaganda enganosa”
No site Reclame Aqui, conhecido por receber denúncias de consumidores, o Globoplay também tem sido alvo de acusações pelo o que os assinantes consideram falta de transparência por publicitar que o folhetim está completo no catálogo da plataforma de streaming, quando, na verdade, não está. “Vi a resposta de outra reclamação e diziam que a novela Terra Amarga já foi toda disponibilizada, mentira! São 141 capítulos e só tem 113. Isso é propaganda enganosa”, diz o registro feito pela paulista Tatiana.
Outra inclusão no Reclame Aqui, feito pela assinante Andreia, da cidade de Contagem, em Minas Gerais, afirma que desde o dia 6 de junho o Globoplay não disponibiliza os 15 capítulos semanais como prometidos. “Dia 06/06/23 a Globloplay só liberou oito capítulos de Terra Amarga, no dia 13 aguardei ansiosa para ver novos episódios e a Globloplay não liberou nada. Cadê o respeito com nós, assinantes? Fico contando os segundos para ver a novela e vocês me jogam um balde de água fria. Eu quero fazer jus ao meu direito”.
Nas respostas às reclamações feitas no Reclame Aqui, o posicionamento da empresa é padrão: “A novela Terra Amarga chegou ao fim, com seu último episódio exibido no dia 06/06/23. Até agora, não temos informações sobre a disponibilização de novos episódios ou uma nova temporada. Mas para você que gosta de novelas estrangeiras, temos disponíveis em nosso catalogo outros grandes sucessos”.
Procurada pela reportagem do Metrópoles, a assessoria de imprensa do Globoplay enviou uma nota para explicar a quantidade inferior de capítulos, mas não explicou se a plataforma irá liberar os capítulos finais de Terra Amarga. Leia o comunicado na íntegra:
“As novelas turcas, quando exportadas para o mundo inteiro, como de praxe, têm seus capítulos reduzidos para algo em torno de 45 a 60 minutos cada. Isso resulta em mais capítulos se comparados com a versão original em que os capítulos são exibidos semanalmente e com duração de aproximadamente 2 horas. No Globoplay, está disponível a 1a temporada de ‘Terra Amarga’ com 113 capítulos (a versão original tem 35 capítulos). Honrando a relação de transparência com seus usuários, o Globoplay utiliza as tarjas ‘temporada completa’, que é o caso de Terra Amarga, e ‘novela completa’, como acontece, por exemplo, em Amor e Honra, deixando claro para o público a forma de publicação destes conteúdos na plataforma.”