Aos 93 anos, Tony Tornado celebra luta contra o racismo na televisão
Precursor do movimento na teledramaturgia brasileira, Tony Tornado está no ar na novela Amor Perfeito, da Globo
atualizado
Compartilhar notícia
![Tony Tornado –](https://uploads.metroimg.com/wp-content/uploads/2023/07/07153749/Tony-Tornado-.jpg)
Com uma trajetória de sucesso, Tony Tornado, aos 93 anos, pode ser considerado um patrimônio da cultura brasileira. Atualmente, no ar em Amor Perfeito, novela da TV Globo, o ator impressiona o público pela longevidade e vontade de continuar com seu ofício.
Ele começou a carreira artística como cantor nos anos 1970 e estreou na teledramaturgia em 1972, na TV. Atuando há 51 anos, Tornado é um nome de importância na representatividade de pessoas negras na televisão, já que é um dos precursores do movimento no Brasil.
Em entrevista ao Metrópoles, Tony Tornado explicou o que há por trás de toda vitalidade.
“Amar viver; buscar fazer o que se ama; acreditar no seu potencial em todo momento, independentemente do que falarem; ser sempre grato e não se preocupar com as dívidas”, brincou. O ator revelou ainda que não tem planos de se aposentar e que ainda pretende acompanhar a carreira de seu filho, Lincoln Tornado, de perto.
“Os planos são trabalhar atuando, pois ainda estou aguardando o melhor personagem, fazer shows, pois temos um show que rodou todo o Brasil junto ao meu filho, Lincoln Tornado, que é cantor e também ator. Meus desejos profissionais são fazer o melhor personagem da minha carreira, pois sei que o melhor está por vir”, afirma.
Representatividade
Durante o bate-papo, Tony Tornado ressaltou a importância de sua carreira para o protagonismo negro que vem ganhando força na teledramaturgia, e lembrou um episódio triste que o motivou:
“Acredito que nós precisávamos nós. Buscar nosso lugar de igualdade. Lembro-me da novela A Cabana do Pai Tomás, que pintaram o Sérgio Cardoso para se passar por um negro. Ali foi forte demais para nós e despontamos na luta. Hoje fico feliz de saber que temos pretos protagonistas. Brado então uma das minhas frases de vida: ‘A luta continua, porque a vitória é certa'”.
![Sergio Cardoso em A Cabana do Pai Tomás](https://uploads.metroimg.com/wp-content/uploads/2023/07/07160052/a_cabana_do_pai_tomas_globo_widelg.jpg)
O ator, apesar de acreditar que a disparidade racial está longe de deixar de existir, principalmente na televisão, comemora e vibra as conquistas para nova geração de atores negros.
“São protagonistas sem serem capangas, bandidos ou capatazes, tipos de personagens que os negros ‘tinham espaço’. Avançamos muito. É claro que ainda estamos engatinhando, mas o trem está nos trilhos. Falta só pegar mais velocidade”, celebra.
Ao falar sobre o assunto, Tony, que vive um frei na novela das 18h da Globo, relembrou ainda que tinha dificuldades de ser selecionado para um papel que fugia de seu “esteriótipo”: “Normalmente a imagem que você tem dita o personagem. É difícil pensarem que um ator de 2 metros, por exemplo, possa fazer um caixa de supermercado. Ele provavelmente fará o segurança ou policial. Isso limita muito o trabalho do ator”.