Análise: Emmy 2021 mostra que streaming cresce e TV aberta perde força
Mesmo com a diferença entre o mercado do Brasil e o dos EUA, os movimentos por lá costumam ter impacto aqui
atualizado
Compartilhar notícia
A indústria do entretenimento norte-americana tem profundas diferenças em relação à brasileira. Porém, é fato, os sinais que vêm de lá costumam impactar (uma hora ou outra) aqui. E o Emmy 2021, maior premiação da TV mundial, mostra que o streaming está cada vez mais forte, enquanto a TVs aberta e por assinatura sofrem para acompanhar a corrida. Veja a lista completa de indicados aqui.
Os dados do Emmy 2021 dão uma dimensão do tamanho da distância. Do total de nomeações, 342 foram para produções dos canais de streaming – a Netflix sozinha levou 129 indicações, seguida do Disney+ (71), HBO Max (36), Apple TV Plus (34), Hulu (25) e Amazon Prime Video.
O total (342) é ainda 27% maior que as indicações de 2020 – quando os serviços de streaming conquistaram 269 nomeações. O aumento pode ser justificado pela qualidade das produçoes e a entrada de novos players no mercado, com destaque para Disney Plus, Apple TV Plus e HBO Max.
O novo serviço da WarnerMedia, conseguiu 36 nomeações, sendo 15 para Hacks e 9 para The Flight Attendant. Já a plataforma da Apple viu Ted Lasso conquistar 20 indicações, como as prestigiadas Melhor Série de Comédia e Melhor Ator, com Jason Sudeikes.
O Disney+ ficou com o segundo lugar dos streamings, com impressionantes 71 nomeações. WandaVision, por exemplo, disputará como Melhor Minissérie. Elizabeth Olsen, a Wanda, e Paul Bettany, o Visão, estão no páreo para Melhor Atriz e Melhor Ator, respectivamente.
Do outro lado
No mercado dos EUA, os principais produtores de séries televisivas nos últimos anos eram as TV a cabo. Porém, a coisa tem mudado de figura e, em 2021, o cenário mudou completamente.
A líder nas indicações do cabo é a HBO, com 94 nomeações – no entanto, a emissora responsável pela “última era de ouro da televisão dos EUA” está migrando para o HBO Max, serviço de streaming que tem conquistado muito sucesso. No total, as TVs por assinatura tiveram uma redução de 32,5% nas indicações, quando comparado com 2020.
A TV aberta dos EUA teve um total de 105 nomeações no Emmy 2020 – uma redução de 17,3% em relação a 2020. Comparado com o ano passado, apenas o streaming conseguiu crescimento nas indicações.
A 73ª cerimônia do Emmy será em 19 de setembro – nesta data, será possível se, além de aumentar as indicações, o streaming também conseguirá ser o mais premiado.