Aline Midlej e Heraldo Pereira formam primeira dupla negra do JN
Jornalistas fazem história no principal telejornal da Globo; RedeTV! e Record já tiveram bancada negra
atualizado
Compartilhar notícia
Aline Midlej e Heraldo Pereira fizeram história na Globo. Na última quinta-feira (14/4), eles formaram a primeira dupla negra a ocupar a bancada do Jornal Nacional. Eles substituirão Renata Vasconcellos e William Bonner até este sábado (16/4). A parceria foi comemorada pelo público nas redes sociais.
Heraldo, veterano do jornalismo da Globo, estreou como titular do JN em novembro de 2002. Foi o primeiro âncora negro do telejornal, 32 anos após sua estreia. Em fevereiro de 2019, chegou a vez de uma mulher negra ter vez na bancada: Maria Júlia Coutinho.
Âncora da GloboNews, Aline Midlej apresentou seu primeiro JN em setembro de 2021, mas ainda não tinha dividido o comando com um colega negro. Telespectadores se emocionaram e se sentiram representados pela dupla.
A primeira bancada totalmente negra de um telejornal foi composta por Luciana Camargo e Rodrigo Cabral, no RedeTV News, em agosto de 2018.
No Dia da Consciência Negra, em novembro de 2020, a Record escalou Salcy Lima e Amanda Santos para o Fala Brasil e Mariana Bispo e Luiz Fara Monteiro para o Jornal da Record. Salcy e Mariana também dividiram a bancada na Record News em janeiro deste ano.
Confira a repercussão do Jornal Nacional com sua primeira dupla negra:
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Desde quarta-feira (13) até sábado (16) dessa semana, em horário nobre, o Jornal Nacional na Globo pela primeira vez está sendo apresentado por dois jornalistas pretos, Heraldo Pereira e Aline Midlej.
É um momento histórico e de representatividade para o jornalismo brasileiro. pic.twitter.com/MXj8NfUDhO
— Africanize (@africanizeofc) April 15, 2022
Simples Assim! 🤎✊🏾 @RedeGlobo9 @jornalnacional
Ontem eu chorei😭 Talvez pra você isso não seja nada. Mas pra mim, representa muito! Nossos jovens pretxs podem sonhar em estar em horário nobre. Podem sonhar em serem apresentadores do #JN ! 🤎😭🤎! Aline e Heraldo foram incríveis pic.twitter.com/Cm12MRQzWg— Tania Sanches (@taniamcsanches) April 15, 2022
A força de uma imagem. Um dia histórico. Os pretos literalmente botando a banca no JN.
Isso tem que ser mais do que comemorado, tem que ser a realidade, a conquista, o retrato da potência e da competência de duas gerações para as gerações futuras. Viva Heraldo e @AlineMidlej pic.twitter.com/RDqqe70EkG— Rodrigo (Palito) Cebrian (@rodcebrian) April 15, 2022
Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos