A Fazenda adapta conceitos do BBB20 e conquista redes sociais e audiência
Esquetes de humor em dias de eliminação e guerra entre mulheres e homens e são alguns dos ingredientes de sucesso usados nos dois realities
atualizado
Compartilhar notícia
A 12ª edição de A Fazenda tem garantido ótimos índices de audiência para a TV Record. Parte da boa repercussão, porém, deve-se a quadros e enredos testados e aprovados pelo público na última temporada do Big Brother Brasil, da TV Globo. De esquetes de humor em dias de eliminação a batalha entre mulheres e grupo de homens machistas, o reality show do canal do bispo tem se apoiado em ingredientes bem-sucedidos do BBB20.
O resultado tem vindo na audiência. Nas primeiras semanas do reality, A Fazenda 12 foi bem nos dois termômetros atuais: o Ibope e o Twitter. Na rede social, o programa e os participantes, diariamente, ocupam a posição dos assuntos mais comentados da internet.
No Ibope, A Fazenda 12 tem conquistados marcas expressivas, conquistando diariamente dois dígitos de audiência e, impressionantemente, conquistando a liderança. Na última quarta (30/9), o reality ocupou o primeiro lugar da TV aberta brasileira por 25 minutos: em uma noite em que competia com jogos de futebol na Globo e no SBT.
O Metrópoles reuniu as principais semelhanças entre as edições de A Fazenda 12 e o campeão do Ibope, BBB20, para mostrar que na televisão nada se cria, tudo se copia.
Conteúdo digital
Em 2020, a produção do BBB20 inovou ao disponibilizar um celular para os confinados, para que os participantes pudessem produzir conteúdo para as mídias digitais do programa. A ideia deu certo e o elenco, repleto de influenciadores digitais, criou diversos vídeos e selfies sobre a rotina dentro do programa global.
O diretor do reality da Record, Rodrigo Carelli, decidiu adaptar a iniciativa e fechou uma parceria com o TikTok. Além de produzir conteúdo e realizar desafios propostos pelos usuários da plataforma, os peões também mantêm comunicação com o mundo exterior, respondendo à perguntas enviadas pelos fãs através da rede.
@afazendarecord É bumba-bumba ou uga-uga que fala, gente? Jurava que era rumba rumba! 💁🏻♂️ #AFazenda12
Sofazenda
Sucesso nas redes sociais, o CAT do humorista Rafael Portugal foi uma das estreias mais elogiadas pelos telespectadores do Big Brother Brasil 20. Exibido às terças-feiras, dia de Paredão, o quadro era um alívio cômico nas noites de eliminação.
Com sátiras dos acontecimentos protagonizados pelos peões, Carioca segue a mesma receita em A Fazenda 12. Nas quintas, dias de Roça, o ex-Pânico apresenta o Sofazenda. Nele, o comediante interpreta sozinho diversos personagens, inclusive com imitações dos confinados.
Contudo, a performance do Carioca não tem agradado a muitos dos fãs do programa, que tecem diversas críticas à atuação do artista no Twitter. “Totalmente sem graça, que chatice”, disse uma internauta. “Nossa, ele é muito ruim. Já não prestava no Pânico. Tá muita cópia do BBB, sem o menor jeito. Melhorem enquanto dá”, pediu outro.
avisa que ficou muito ruim e pra evitar constrangimento é melhor não passar mais, a gente finge que nunca existiu pic.twitter.com/4x3FWTmBFz
— ᴅᴀ 🏳️🌈⃤ (@BOMBSMINAJ) September 25, 2020
Mulheres x homens
O enredo que sustentou o interesse do público no desenrolar do Big Brother Brasil 20, a guerra entre as participantes mulheres e os homens com comportamentos machistas da casa, está se repetindo em A Fazenda 12.
Apesar de não saber como se daria o confinamento, a produção da Record escolheu o elenco a dedo. Afinal, é possível prever que colocar Jojo Todynho, conhecida por sua personalidade forte, e Biel, cancelado pela internet e com notórios casos de assédio e agressão contra mulheres, só poderia dar o famoso fogo no feno.
Certíssimo uma vez boy lixo, sempre lixo. pic.twitter.com/lfPGPSxAC9
— Bad Mau ⚡️ (@MauroDantas9) September 19, 2020