metropoles.com

A Fazenda 14: Família de André aponta racismo da Record em dinâmica

Peão de A Fazenda 14 foi retratado como escravo na releitura da tela O Lavrador de Café, de Cândido Portinari

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Record/Reprodução
Releitura da tela O Lavrador de Café com o rosto de André Marinho, à esquerda; André Marinho em A Fazenda 14, à direita - Metrópoles
1 de 1 Releitura da tela O Lavrador de Café com o rosto de André Marinho, à esquerda; André Marinho em A Fazenda 14, à direita - Metrópoles - Foto: Record/Reprodução

A família de André Marinho se posicionou contra a dinâmica de A Fazenda 14 que o retratou o como um escravo e apontou racismo da Record. No programa Hora do Faro do último domingo (13/11), a emissora produziu releituras de obras de arte famosas com os rostos dos peões e escolheu a tela O Lavrador de Café, de Cândido Portinari, para representar o cantor.

“Alguns temas são muito sérios para virarem brincadeira. O quadro do Portinari onde o André foi representado em uma dinâmica é uma obra-prima que ficou famosa por retratar a triste realidade que assolou milhares de negros, que durante anos foram escravizados, torturados e submetidos a condições desumanas por um longo e triste período da nossa história. Por este motivo, não é de bom tom retratar a escravidão em forma de brincadeira em nenhum contexto”, disse a família em um comunicado.

3 imagens
André Marinho é cantor e criador de conteúdo, tem 43 anos e nasceu no Rio de Janeiro.
André Marinho
1 de 3

Releitura da tela O Lavrador de Café com o rosto de André Marinho, à esquerda; André Marinho em A Fazenda 14, à direita - Metrópoles

Record/Reprodução
2 de 3

André Marinho é cantor e criador de conteúdo, tem 43 anos e nasceu no Rio de Janeiro.

Antonio Chahestian/Record TV
3 de 3

André Marinho

“Muitos fãs nos procuraram para mostrar constrangimento e indignação, assim como nós da família sentimo-nos constrangidos e acreditamos que o André poderia ser melhor retratado por diversas figuras com contextos mais apropriados”, prosseguiu a nota.

“A família Marinho já passou por diversos episódios de preconceito, inclusive com seus filhos, e por isso entendemos que não devemos nos calar diante de certas atitudes, e sim, aproveitar o momento para conscientizar. É este tipo de associação que não deve ser normalizada pois representa um racismo estrutural que deve ser combatido, e não disseminado”, concluiu o posicionamento, assinado pela cunhada de André.

A frase “André merece respeito” esteve entre os assuntos mais comentados no Twitter. Equipes de outros peões, como Deolane Bezerra, Mulher Moranguinho e Lucas Santos, apoiaram o cantor.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?