40m²: série do Globoplay reúne 200 artistas das periferias de São Paulo
Projeto buscar mostrar a realidade das quebradas da maior cidade do Brasil durante a pandemia de Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
O Globoplay lançou, nesta segunda-feira (28/12), a série 40m², projeto documental sobre a realidade das periferias de São Paulo durante o período de isolamento social, medida de combate a pandemia de Covid-19.
Em quatro episódios, o projeto aborda diversas histórias vivenciadas por moradores das quebradas da maior cidade do Brasil. O primeiro, Vidas Negras importam. Pra quem?, discute as questões raciais, transexualidade, violência policial e pobreza.
Na sequência, Em Casa Dentro de Mim aborda o medo das pessoas que tiveram de sair para trabalhar e garantir o sustento, a falta de acesso ao auxílio emergencial, violência doméstica, evasão escolar e o sofrimento de ficar preso em 40 m².
O terceiro episódio, Falta de Ar, retrata a ansiedade, o pânico, o suicídio e a saúde mental durante o confinamento. Por último, Olhando para Além da Janela traz um sopro de esperança com imaginário de futuro pós-pandemia a partir do olhar das crianças, da espiritualidade e do amor.
Ao todo mais de 200 realizadores de curtas-metragens participaram do documentário. Foram produzidos 71 filmes de ficção, 62 documentários, 51 de gênero híbrido, experimental ou videoarte, 9 animações e 6 videoclipes que foram compilados pelas roteiristas e montadoras Tatiana Lohmann, Jéssica Queiroz e Samya Carvalho.