10 produções para refletir sobre o Dia da Consciência Negra na Netflix
A data é comemorada neste sábado (20/11), no dia em que Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes negros do Brasil, morreu
atualizado
Compartilhar notícia
O Dia da Consciência Negra é comemorado neste sábado (20/11). A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.
O mundo do entretenimento pode te ajudar a entender a importância da comemoração e a refletir sobre o racismo estrutural e a desigualdade social.
O Metrópoles separou 10 produções para você assistir na Netflix e repensar sobre o tema. Confira:
1. Olhos que Condenam
Baseada em uma história real que chocou os Estados Unidos, Olhos que Condenam apresentará o notório caso dos cinco adolescentes negros e latinos conhecidos como os “Cinco do Central Park”, que foram condenados por um estupro que não cometeram. A série em quatro partes se concentra nos cinco jovens do Harlem: Antron McCray, Kevin Richardson, Yusef Salaam, Raymond Santana e Korey Wise. Com início em 1989, quando o quinteto foi interrogado pela primeira vez, os episódios cobrirão 25 anos, com destaque à exoneração deles em 2002 e ao acordo firmado com a cidade de Nova York em 2014.
2. Dear White People
Uma guerra cultural entre negros e brancos vem à tona em uma universidade predominantemente branca quando uma revista de humor organiza uma polêmica festa de Halloween.
3. A Vida e a História de Madam C.J. Walker
A vencedora do Oscar Octavia Spencer interpreta Madam C.J. Walker, a cabeleireira empreendedora afro-americana que se tornou a primeira mulher milionária por seu próprio esforço nos Estados Unidos. Inspirada pelo livro On Her Own Ground, escrito pela trisneta de Walker A’Lelia Bundles, a série original Netflix Madam C.J. Walker traz pela primeira vez às telas a incrível história desse ícone cultural.
4. Barry
Em 1981, o jovem Barack Obama, conhecido pelos amigos como “Barry”, chega a Nova York para cursar o terceiro ano da Columbia University, localizada numa área de alta criminalidade e muita tensão racial. Barry se vê atraído – ou não – por diferentes círculos sociais, e luta para conciliar seus interesses, o relacionamento com a mãe, americana do estado do Kansas, com o pai, do Quênia, e seus colegas. Barry é a jornada de um homem, de um país, talvez do mundo, há 35 anos.
5. What Happened, Miss Simone?
Pianista de formação clássica, cantora de cabaré, ícone black power e artista lendária, Nina Simone possuía uma honestidade brutal e vivia em meio a crises de melancolia. Neste documentário épico, a diretora Liz Garbus mistura imagens raras e gravações inéditas das canções mais memoráveis de Nina, criando um retrato inesquecível de uma das artistas menos compreendidas e mais amadas do século.
6. Os 7 de Chicago
Era para ser um protesto pacífico durante a Convenção Nacional Democrata de 1968 nos EUA, mas virou um confronto violento entre os manifestantes, a polícia e a Guarda Nacional. Os organizadores do protesto – entre eles, Abbie Hoffman, Jerry Rubin, Tom Hayden e Bobby Seale – foram acusados de conspiração por incitar a revolta, e o julgamento deles passou a ser um dos mais famosos da história norte-americana.
7. Monstro
Monster conta a história de Steve Harmon (Kelvin Harrison, Jr.) um aluno de 17 anos que é acusado de homicídio doloso. O filme mostra a dramática trajetória desse inteligente e simpático estudante do Harlem, que frequenta uma escola de elite, em uma batalha judicial complexa que pode deixá-lo para o resto da vida na prisão.
8. Emicida: AmarElo – É Tudo Pra Ontem
O documentário AmarElo – É Tudo Pra Ontem mergulha no processo criativo e na gravação do projeto de estúdio AmarElo e ainda no show de Emicida no Theatro Municipal de São Paulo, em 2019, para contar a história da cultura negra do Brasil nos últimos 100 anos. Com realização da Laboratório Fantasma, produção de Evandro Fióti e direção de Fred Ouro Preto, AmarElo – É Tudo Pra Ontem traz entrevistas exclusivas com relevantes personalidades brasileiras, como Fernanda Montenegro, Zeca Pagodinho e Pabllo Vittar. A narrativa é costurada ainda por cenas de bastidores, imagens de arquivo e animações.
9. A 13ª Emenda
Estudiosos, ativistas e políticos analisam a correlação entre a criminalização da população negra dos EUA e o boom do sistema prisional do país.
10. Dois Estranhos
O cartunista Carter James está preso em um loop: todo dia, ele vive o mesmo dia. Todo dia ele sabe que precisa chegar em casa para dar comida ao seu cão, e todo dia ele é parado por um policial ameaçador e irracional.
Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos