metropoles.com

10 produções para refletir sobre o Dia da Consciência Negra na Netflix

A data é comemorada neste sábado (20/11), no dia em que Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes negros do Brasil, morreu

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Netflix/Divulgação
Olhos que condenam
1 de 1 Olhos que condenam - Foto: Netflix/Divulgação

O Dia da Consciência Negra é comemorado neste sábado (20/11). A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.

O mundo do entretenimento pode te ajudar a entender a importância da comemoração e a refletir sobre o racismo estrutural e a desigualdade social.

7 imagens
Cara Gente Branca (Dear White People)
A vida e História de Madam C.J. Walker
Os 7 de Chicago
Monstro
AmarElo
1 de 7

Olhos que Condenam

Netflix/Divulgação
2 de 7

Cara Gente Branca (Dear White People)

Divulgação
3 de 7

A vida e História de Madam C.J. Walker

Divulgação/ Netflix
4 de 7

Os 7 de Chicago

Netflix/Divulgação
5 de 7

Monstro

Netflix/Divulgação
6 de 7

AmarElo

Jef Delgado/Netflix
7 de 7

A 13ª Emenda

Netflix/Divulgação

O Metrópoles separou 10 produções para você assistir na Netflix e repensar sobre o tema. Confira:

1. Olhos que Condenam

Baseada em uma história real que chocou os Estados Unidos, Olhos que Condenam apresentará o notório caso dos cinco adolescentes negros e latinos conhecidos como os “Cinco do Central Park”, que foram condenados por um estupro que não cometeram. A série em quatro partes se concentra nos cinco jovens do Harlem: Antron McCray, Kevin Richardson, Yusef Salaam, Raymond Santana e Korey Wise. Com início em 1989, quando o quinteto foi interrogado pela primeira vez, os episódios cobrirão 25 anos, com destaque à exoneração deles em 2002 e ao acordo firmado com a cidade de Nova York em 2014.

2. Dear White People

Uma guerra cultural entre negros e brancos vem à tona em uma universidade predominantemente branca quando uma revista de humor organiza uma polêmica festa de Halloween.

3. A Vida e a História de Madam C.J. Walker

A vencedora do Oscar Octavia Spencer interpreta Madam C.J. Walker, a cabeleireira empreendedora afro-americana que se tornou a primeira mulher milionária por seu próprio esforço nos Estados Unidos. Inspirada pelo livro On Her Own Ground, escrito pela trisneta de Walker A’Lelia Bundles, a série original Netflix Madam C.J. Walker traz pela primeira vez às telas a incrível história desse ícone cultural.

4. Barry

Em 1981, o jovem Barack Obama, conhecido pelos amigos como “Barry”, chega a Nova York para cursar o terceiro ano da Columbia University, localizada numa área de alta criminalidade e muita tensão racial. Barry se vê atraído – ou não – por diferentes círculos sociais, e luta para conciliar seus interesses, o relacionamento com a mãe, americana do estado do Kansas, com o pai, do Quênia, e seus colegas. Barry é a jornada de um homem, de um país, talvez do mundo, há 35 anos.

5. What Happened, Miss Simone?

Pianista de formação clássica, cantora de cabaré, ícone black power e artista lendária, Nina Simone possuía uma honestidade brutal e vivia em meio a crises de melancolia. Neste documentário épico, a diretora Liz Garbus mistura imagens raras e gravações inéditas das canções mais memoráveis de Nina, criando um retrato inesquecível de uma das artistas menos compreendidas e mais amadas do século.

6. Os 7 de Chicago

Era para ser um protesto pacífico durante a Convenção Nacional Democrata de 1968 nos EUA, mas virou um confronto violento entre os manifestantes, a polícia e a Guarda Nacional. Os organizadores do protesto – entre eles, Abbie Hoffman, Jerry Rubin, Tom Hayden e Bobby Seale – foram acusados de conspiração por incitar a revolta, e o julgamento deles passou a ser um dos mais famosos da história norte-americana.

7. Monstro

Monster conta a história de Steve Harmon (Kelvin Harrison, Jr.) um aluno de 17 anos que é acusado de homicídio doloso. O filme mostra a dramática trajetória desse inteligente e simpático estudante do Harlem, que frequenta uma escola de elite, em uma batalha judicial complexa que pode deixá-lo para o resto da vida na prisão.

8. Emicida: AmarElo – É Tudo Pra Ontem

O documentário AmarElo – É Tudo Pra Ontem mergulha no processo criativo e na gravação do projeto de estúdio AmarElo e ainda no show de Emicida no Theatro Municipal de São Paulo, em 2019, para contar a história da cultura negra do Brasil nos últimos 100 anos. Com realização da Laboratório Fantasma, produção de Evandro Fióti e direção de Fred Ouro Preto, AmarElo – É Tudo Pra Ontem traz entrevistas exclusivas com relevantes personalidades brasileiras, como Fernanda Montenegro, Zeca Pagodinho e Pabllo Vittar. A narrativa é costurada ainda por cenas de bastidores, imagens de arquivo e animações.

9. A 13ª Emenda

Estudiosos, ativistas e políticos analisam a correlação entre a criminalização da população negra dos EUA e o boom do sistema prisional do país.

10. Dois Estranhos

O cartunista Carter James está preso em um loop: todo dia, ele vive o mesmo dia. Todo dia ele sabe que precisa chegar em casa para dar comida ao seu cão, e todo dia ele é parado por um policial ameaçador e irracional.

Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?