Técnica Manu Gavassi! Influencers adotam nova persona em ações de marketing
A influenciadora Boca Rosa também arriscou o movimento, conhecido no exterior. Especialistas avaliam eficácia da estratégia
atualizado
Compartilhar notícia
O universo digital tornou-se ainda mais uma ferramenta de divulgação e lançamento de novos trabalhos em meio à pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A impossibilidade de aproximação das pessoas fez com que novas estratégias de marketing e publicidade fossem criadas pelos artistas para promover um trabalho inédito bem no centro de uma crise. Assim fez a cantora Manu Gavassi, agora conhecida como Malu Gabatti, que chamou toda atenção da web para si com uma divulgação de seu novo projeto, uma parceria com Gloria Groove, considerada “louvável” por profissionais da área.
Nas últimas semanas, a cantora apagou todas as fotos de seu Instagram, o que surpreendeu os fãs. Depois, Manu surgiu com os cabelos loiros e se apresentando como Malu Gabatti, uma pessoa completamente diferente da ex-BBB já conhecida pelo seu público. Fã de cores pretas, ela publica vídeos que formam uma série onde instiga ainda mais os seguidores com o mistério em torno de seu mais novo projeto.
Ver essa foto no Instagram
Oi, por favor eu gostaria de falar com a… ?!?!?!?! (3) @tiktokbrasil @gloriagroove
A ideia deu tão certo que Manu permaneceu por dois dias nos trending topics do Twitter. Porém, nem tudo são flores: além de muitos elogios e curiosidades sobre a nova personagem, alguns internautas criticaram a ideia da artista, afirmando que ela queria apenas chamar atenção já que tinha perdido o brilho após o fim do BBB20. Ela também perdeu um número considerável de seguidores no Instagram.
Além de Manu, Bianca Andrade, a Boca Rosa, também aderiu a um novo estilo de cabelo e publicou a novidade usando o nome “Jennifer”. No Big Brother Brasil 20, a empresária já comentava que o alter-ego surgia quando ela bebia ou fazia algo muito inesperado.
Ver essa foto no Instagram
– I’m sorry, the old Jenyfer can’t come to the phone right now. – Why? – Oh, cause she’s dead! 😉
A publicidade usada pelas digital influencers é uma nova versão de uma prática comum no meio. Segundo André Imbroisi, professor do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário IESB, e João Finamor, professor da pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de Porto Alegre, a jogada de marketing usada pelas moças foi utilizada anteriormente.
A atriz Marina Ruy Barbosa, por exemplo, é prova viva: um comercial da Renault do ano passado chamou atenção considerável por ter mostrado a atriz com uma peruca loira, o que causou espanto, já que ela deixa claro que não abandona seu tom ruivo natural.
“A explicação que a gente pode buscar é uma mudança de zona de conforto. Sair da rotina de uso das redes sociais cria um espanto e um chamariz, as pessoas passam a se questionar. Às vezes, é um cabelo. A mudança de visual impacta nas redes sociais e chama atenção. A estratégia não é uma novidade, mas criar um personagem com novo nome é o inédito agora”, disse Imbroisi ao Metrópoles.
Finamor afirmou que a estratégia é comum na cultura pop internacional, mas comentou sobre as desvantagens da jogada: “Primeira dificuldade é o problema em achar a conta dela [Manu Gavassi] no Instagram. Para compensar, a cada dia, ela libera uma parte da história, isso conta uma série e mantém as pessoas presas naquilo. Além disso, quando o projeto acabar, ela pode se ‘reiniciar’ novamente”.
André ainda lembrou de uma recente publicidade que ancorou artistas como Luísa Sonza, Vitão, Anitta e Ludmilla: a criação de polêmicas. Segundo ele, assim como a última estratégia, a jogada de Manu e Boca Rosa tende a decair rapidamente, não podendo ser reutilizada por outras pessoas. “É uma onda, o pessoal vai surfar nela agora, quem tentar pegar atrasado tem a chance dos haters virem com tudo”, pondera.
“Aqui no Brasil rapidamente há uma banalização da estratégia. Todo mundo aplica e ela perde a força. O diferencial é o ineditismo, que tem uma sobrevida e logo depois vai perder a graça. É uma lei básica do marketing: ou faz primeiro ou faz muito bem”, concorda João Finamor.
Mundo dos influencers
Já no mundo dos influencers, Manu Gavassi é vista como uma grande produtora de conteúdo após sua participação no BBB20, onde ela liberava uma série de vídeos da Fada Sensata para ironizar sua participação no programa. A influenciadora Sarah Gomes comentou que a cantora conseguiu reunir todo o público, do mais jovem ao mais velho.
“Essa maneira da Manu criar essa ‘persona’ a gente já percebia desde que ela estava no BBB e criou um personagem on-line enquanto estava dentro do programa. Ela conseguiu transformar uma geração inteira em público do BBB. Ela cria histórias que vão conectá-las às pessoas. Além disso, ela dá um frescor, tem uma novidade, algo que a audiência querem acompanhar”, avalia Sarah em entrevista ao Metrópoles.
Sarah, que conquista seus mais de 38 mil seguidores mostrando o seu dia a dia, inclusive suas vulnerabilidades, comentou que a nova jogada de marketing de Manu é louvável, mas lembrou que é necessário ter “gás de começar e terminar uma história”.
A influencer ainda afirmou que um criador de conteúdo local, com menor número de seguidores, poderia sim trabalhar com a criação de um novo personagem: “Acho que depende muito da personalidade, mesmo sendo um influenciador com menor número. Agora, se você passa a ter vários usuários que copiam a ‘técnica Manu Gavassi’ tem que ser autêntico. Não é uma fórmula pronta”.